TAROT – RAINHA DE ESPADAS – TARÔ

Este texto tem como objetivo descrever as características da carta Rainha de Espadas. Compreenda os significados deste arquétipo e entenda suas relações com personagens mitológicos e da cultura pop.

A Rainha de Espadas representa a capacidade do intelecto humano de conduzir suas decisões e conclusões com rigor e virtude. Revela o talento para analisar os fatos sem se sensibilizar com os sentimentos e emoções. Caracteriza a habilidade de desencadear processos mentais metódicos, onde o objetivo é a busca pela perfeição através da razão e da lógica.

A carta configura astrologicamente a energia de transição do signo de Libra para o de Virgem – é a junção da metodologia criteriosa e da busca pela perfeição virginiana com a análise e a ponderação libriana. Representa, do ponto de vista hermético, uma energia de gênero feminino (Yin), e não necessariamente uma mulher.

Revela um arquétipo extremamente racional e simboliza o poder da lógica em detrimento da emoção.

É alguém que usa a razão como ferramenta para ponderar seus pensamentos e aplicar sua vontade. Emana uma energia meticulosa, justa e precisa. Representa a imersão em pensamentos complexos e profundos; os mínimos detalhes são de extrema relevância para a análise ou para o veredito final. Caracteriza processos cognitivos em que as ponderações e as decisões estão atreladas aos pormenores dos acontecimentos e onde as emoções não tem vez. 

Possui uma postura sistemática e conduz suas decisões e conclusões com esmero e precisão. Usa o raciocínio matemático para estabelecer probabilidades e decidir a partir da racionalidade e da lógica. É capaz de se dedicar a processos extremamente metódicos, sempre trabalhando com muita minúcia. Detêm um talento virtuoso para utilizar metodologias e aplicá-las com extrema dedicação e coerência racional. Busca, em suas deliberações e ações práticas, ser excepcionalmente justa e correta.

Zachary-Quinto-as-Spock-from-Star-Trek-Beyond

Dr. Spock, de Jornada nas Estrelas, é um excelente exemplo para elucidar essa carta. Spock está sempre apto a oferecer uma perspectiva lógica e desprendida de emoções. Toma decisões sempre baseadas na razão e possui dificuldades em compreender os sentimentos humanos. A personagem possui ascendência mista, uma parte Vulcana (alienígena) e outra humana. O lado vulcano é racional, lógico e possui um código de disciplina dedicado à supressão das emoções e dos sentimentos. Spock se vê constantemente lutando para manter essa atitude e postura filosófica vulcana – uma batalha que se opõe à aquilo que está em seu interior, a outra metade humana. 

A Rainha de espadas acredita que o equilíbrio e a harmonia são alcançados através da perfeição e da maestria. Pondera e analisa os fatos com extrema racionalidade. Utiliza a lógica e o raciocínio metódico para alcançar a razão e a perfeição. Almeja ser precisa e categórica, logo, organiza e conduz seus pensamentos de uma forma sistemática e coerente. Representa alguém que visa chegar a uma decisão justa e precisa sem que as emoções ou os fatos irrelevantes influenciem o veredito.

cumberbatch-holmesjpg

O detetive Sherlock Holmes utiliza a lógica dedutiva e o seu brilhante raciocínio metódico para decifrar suas investigações. Desta forma, constitui um outro excelente exemplo para evidenciar o arquétipo da Rainha de Espadas. Holmes é um sujeito sistemático, meticuloso e extremamente minucioso. Pondera todas as possibilidades em seus processos de análise dos fatos. A resolução de suas investigações normalmente reside nos detalhes e na descoberta precisa de uma pista que leva diretamente ao criminoso. O detetive usa sua frieza e organização mental como ferramentas para desvendar mistérios e solucionar crimes.

Na kabbalah as cartas das Rainhas se relacionam com a sephira de Binah e por consequência com o número três; desta forma, a Rainha de Espadas tem uma profunda e estreita ligação com a carta três de espadas dos Arcanos Menores do Tarot:

A carta Três de Espadas representa uma situação sem emoções; um desfecho sem felicidade ou alegria. Uma energia que não se solidariza com sentimentos e manifestações afetivas. Simboliza a racionalidade acima de qualquer sentimento. Configura a manifestação da responsabilidade regendo a vontade intelectual. É o ato de tomar uma decisão justa e correta mesmo que isso cause dor e sofrimento. Sendo assim, caracteriza o senso de justiça – doa a quem doer. Evidencia a frieza perante circunstâncias que demandam ações impassíveis. 

A Rainha de Espadas  é um arquétipo que, definitivamente, preza pelo equilíbrio e pela harmonia dos sistemas.

Para compreender, ainda mais, sobre a Rainha de Espadas leia também as categorias Mediador Meticuloso no post sobre o Signo de Libra e o Organizador Preciso no texto  sobre o Signo de Virgem.

Espero que tenha apreciado o texto e que ele tenha te auxiliado nos seus estudos sobre o Tatot. Assine nosso newsletter e receba notificações de novos posts por e-mail. Acompanhe de perto nosso blog! Muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close