TAROT – CAVALEIRO DE ESPADAS – TARÔ

Este texto tem como objetivo descrever as características da carta do Cavaleiro de Espadas. Compreenda os significados deste arquétipo e entenda suas relações com personagens mitológicos e da cultura pop.

É comum a carta do Cavaleiro de Espadas receber outras denominações, por exemplo, no baralho do Aleister Crowley, o Thoth Tarot, encontramos o uso do termo Príncipe de Espadas.

O Cavaleiro de Espadas representa a capacidade do intelecto humano de romper com tradições, hábitos e costumes. Revela o talento para renovar padrões comportamentais e sociais. Caracteriza a habilidade de quebrar tabus e transpor paradigmas.

A carta configura astrologicamente a energia de transição do signo de Capricórnio para o de Aquário – é a aliança do conhecimento capricorniano das regras e dos regulamentos com a inovação e as ideias disruptivas de aquário.

Simboliza alguém obstinado por encontrar um caminho alternativo para a execução de seus planos e estratagemas. É uma pessoa que alcança seus objetivos através de opções não convencionais e que rompe com o status quo e com modus operandi usual. Possui uma mente que foge do padrão convencional e utiliza a originalidade como ferramenta para modificar padrões e pensamentos tradicionais.

É um arquétipo que usa a disciplina e o intelecto para encontrar estratégias inovadoras e caminhos alternativos. Entende os mecanismos e as engrenagens das regras e diretrizes; sendo assim, sabe como modificá-las e aprimorá-las. É capaz de flexibilizar e quebrar processos normativos e sistemas burocráticos. Sabe encontrar as brechas para solucionar as adversidades. 

Resolve problemas de forma criativa e, brilhantemente, usa o sistema contra o próprio sistema. 

Hackers de computador exemplificam muito bem essa carta. São indivíduos que conhecem profundamente de linguagem computacional e possuem vasto conhecimento técnico na área. Detêm habilidades para reformular e modificar normas computacionais para que estas se enquadrem às suas necessidades; quebram códigos e disponibilizam livremente informações e dados.

A carta apresenta um arquétipo que encontra e apresenta soluções com muita facilidade; alguém que sabe como manusear pessoas e organizações através de suas habilidades comunicativas e disruptivas. Sempre tem uma ideia para apresentar e acredita que as mudanças acontecem a partir de esforços coletivos e comunitários. Agrega pessoas para suas causas e objetivos; sabe que uma boa ideia precisa se propagar e se difundir através de meandros sociais e culturais. É acima de tudo um idealista, visa executar e expandir seus projetos inovadores, e, desta forma, precisa convencer pessoas e embutir novos pensamentos em suas mentes. É um difusor de ideias inovadoras, promove e dissemina seus projetos intelectuais como soluções alternativas para os problemas da comunidade. 

O Cavaleiro de Espadas transpõe os padrões usuais e segue adiante sem deixar com que as dificuldades e desafios impeçam seus objetivos e metas.

Odisseu, na mitologia grega, representa muito bem esse arquétipo; é astuto e engendra suas vitórias através de suas ideias e de sua inteligência. É um herói que encontra novas estratégias para vencer batalhas usando o intelecto ao invés da força bruta. Compreende profundamente as táticas e a cultura do inimigo, logo consegue encontrar pontos fracos que o conduzem ao triunfo. Odisseu foi o responsável por elaborar o engenhoso estratagema do Cavalo de Tróia; tática, extremamente perspicaz, que finalmente concedeu a vitória aos exércitos gregos. A narrativa de Odisseu é repleta de exemplos de sua capacidade única de encontrar soluções inteligentes para os mais diversos infortúnios.

kirk

O Capitão James Kirk, na franquia Jornada nas Estrelas, possui muitas características que o assemelham ao herói Odisseu. Kirk sempre busca estratégias alternativas para solucionar os problemas da Enterprise e sua tripulação. James está sempre pronto para flexibilizar e moldar as diretrizes rígidas da Frota Estelar. Não é raro o capitão desobedecer ou infringir normativas da corporação. Kirk tem uma tendência a ignorar regulamentos quando acha que os fins justificam os meios e através destas artimanhas é capaz de derrotar inimigos e salvar sua tripulação dos mais diversos perigos. Um ótimo exemplo desta mente perspicaz e disruptiva foi quando ainda na academia, Kirk, se tornou o único estudante a derrotar o teste do Kobayashi Maru. Um exercício de simulação que não permitia um cenário de vitória. James hackeou e reprogramou o exame para permitir êxito no cenário fadado ao fracasso. 

Em uma análise cabalística as cartas dos Cavaleiros se relacionam com a sephira de Tipheret e por consequência com o número seis; desta forma, o Cavaleiro de Espadas tem uma profunda e estreita ligação com a carta seis de espadas dos Arcanos Menores do Tarot.

A carta Seis de Espadas configura o equilíbrio do intelecto. Representa a perspicácia e tranquilidade mental necessárias para se encontrar um caminho em momentos turbulentos. Desta forma, simboliza a energia vibracional do cavaleiro de espadas – configura a maneira com a qual ele soluciona suas adversidades. É a capacidade de olhar a situação com outros olhos,  de observar o problema através de um ângulo diferente ou de uma perspectiva superior. Caracteriza o insight, a compreensão súbita, e a consciência elevada que viabilizam as inovações e as ideias disruptivas.

Quando a carta Cavaleiro Espadas sai em um jogo de tarot, ela representa uma pessoa (homem ou mulher) que controla suas emoções e pensa com clareza. Alguém que proporciona à comunidade soluções e instrumentos alternativos que quebram paradigmas e instauram novos parâmetros a serem seguidos. 

Para compreender, ainda mais, sobre o arquétipo do Cavaleiro de Espadas leia também as categorias Inovador Perspicaz no post sobre o Signo de Aquário e o Disciplinador Inovador no post sobre o Signo de Capricórnio.

Espero que tenha apreciado o texto e que ele tenha te auxiliado nos seus estudos sobre o Tarot. Assine nosso newsletter e receba notificações de novos posts por e-mail. Acompanhe de perto nosso blog! Muito obrigado!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close