SIGNO DE CAPRICÓRNIO – O DISCIPLINADOR

Leia este texto e aprenda mais sobre o signo de Capricórnio. Compreenda, através de exemplos da cultura pop, os significados e os símbolos relacionados a essa energia. Entenda também como os signos vizinhos influenciam e modificam as características capricornianas. Aproveite o texto e esperamos que goste do conteúdo!

O signo de Capricórnio representa o senso de responsabilidade, o foco e o comprometimento. Simboliza a perseverança e a obstinação que conduzem aos objetivos e metas. É a energia das regras e diretrizes que visam determinar padrões de disciplina e hierarquia.

Para fins didáticos dividi o signo de Capricórnio em categorias. Todos os capricornianos, sem exceção, pertencem à categoria Disciplinador Determinado. Quanto mais próximo do signo de sagitário o capricorniano estiver, mais semelhante ao Disciplinador Instrutor quanto mais próximo de aquário mais semelhante ao Disciplinador Inovador.

(Leia também os posts dos signos de Touro , Virgem e Escorpião)

Compreender signos sob influência de seus vizinhos é fundamental para uma boa leitura e interpretação de um mapa astral. Quando Capricórnio se encontra no primeiro decanato se assemelha ao Disciplinador Instrutor e e no terceiro decanato ao Disciplinador Inovador.

[DISCIPLINADOR DETERMINADO] – Possui uma ambição contínua e crescente que o conduz de forma obstinada a alcançar suas metas e objetivos. Estabelece, de forma estratégica, regras e diretrizes que visam ajudá-lo a satisfazer os seus propósitos pessoais. Detêm um profundo senso de disciplina que o impulsiona a cumprir suas responsabilidades e tarefas.

“Porque missão dada, parceiro… é missão cumprida!” – Capitão Nascimento – Tropa de Elite

Deseja superar todos os desafios que surgem em sua trajetória. Visa conquistar seus objetivos assim como um alpinista ambiciona o cume da montanha. Visualiza seus propósitos de vida como se fossem uma escadaria. Almeja superar cada etapa como se existisse um degrau a menos; mas está sempre focado no próximo passo, no degrau seguinte. Cada adversidade vencida é substituída por mais um estágio. Uma verdadeira sucessão de novas e constantes metas, onde o “céu é o limite”!

Este comportamento pode ocasionar uma postura workaholic obstinada por resultados e extremamente assertiva. Possui uma perseverança ambiciosa e ousada; tende a cobrar constantemente de si mesmo por melhores rendimentos e performances.

O Coiote do desenho Papa Léguas (Road Runner) exemplifica de forma lúdica essa obstinação e perseverança capricornianas. A personagem não poupa esforços e nunca desiste de sua meta de capturar a ave.

Estabelecer prioridades e administrar o tempo são fatores cruciais para este signo.

Organiza suas tarefas ou proezas como se fosse um caderno de check list. Cada façanha ou atividade recebe uma marcação quando realizada. Capricórnio é o signo regido por Saturno, Cronos na mitologia Grega – o Deus do tempo, logo, capricornianos compreendem o fator limitante e restritivo do passar dos minutos, horas e dias. Desta forma, conseguem vencer esse obstáculo através da elaboração de excelentes cronogramas e planejamentos estratégicos. Afinal, tempo é dinheiro.

Reconhecem o valor do trabalho e a satisfação material do dever cumprido. Valorizam o suor e o esforço por cada conquista e etapa alcançada. Determinam sua carreira com extremo afinco estratégico; planejam e programam cada fase de sua jornada profissional. Estabelecem e aplicam a si próprios um conjunto de regras e diretrizes que favorecem a disciplina e a busca por resultados.

Instauram e se orientam a partir de uma organização hierárquica. Estipulam escalas de valor, de grandeza e de importância e se guiam a partir desta graduação. Definem e organizam ordens de prioridade. Criam e vivem sob relações de subordinação com graus sucessivos de poder e de responsabilidade.

A vida militar é um excelente exemplo para evidenciar essa característica hierárquica capricorniana.

Capitão Nascimento, personagem dos filmes Tropa de Elite, é uma ótima alusão ao arquétipo capricorniano. O policial exemplifica diversas características do signo; tais como a perseverança, o respeito à disciplina e a importância da hierarquia.

As patentes estabelecem a cadeia de comando a ser seguida pelos integrantes das forças armadas. O exército, a polícia ou qualquer organização militarizada possui inúmeros atributos e semelhanças simbólicas com o signo de Capricórnio. O mesmo serve para o clero, uma organização que possui uma estrutura hierárquica com sucessivos títulos eclesiásticos, culminando no Papa. A disciplina, as regras e a hierarquia são valores importantes tanto para o exército quanto para igreja católica. Ambas organizações dividem e escalonam seus membros em uma estrutura piramidal. Este padrão é inclusive utilizado para estabelecer a construção escalonada da ordem jurídica brasileira; instaurando a organização das normas e leis vigentes no país. A Constituição Federal é o topo da pirâmide; regula e organiza o funcionamento do Estado, norteando e orientando as demais legislações. Nenhuma outra lei pode entrar em conflito com o texto constitucional.

Capricórnio representa a energia patriarcal da verticalização do poder.

Simboliza o modelo patriarcal e hierárquico, contrário à energia oposta do matriarcado horizontal do signo de Câncer. Uma narrativa pop que ilustra essa ideia é a relação entre Mary Poppins e seu patrão, o Mr. Banks. O pai da família representa a energia capricorniana que prima por valores como disciplina, o rigor o e cumprimento das regras. Já a babá simboliza atributos cancerianos como proteção, acolhimento e laços de afetividade.

“A pessoa que precisamos para moldar nossos filhos é uma babá que possa comandar. Tradição, disciplina e regras devem ser os instrumentos!”- Mr. Banks

[DISCIPLINADOR INSTRUTOR] (Capricórnio com influências de Sagitário) primeiro decanato de Capricórnio – Emana uma energia de planejamento que o conduz a treinar e instruir pessoas e organizações. Responsável por repassar valores como responsabilidade, ordem e disciplina. Lidera pelo exemplo e orienta de forma rígida e firme; possui seguidores que o acompanham em sua necessidade por explorar e se aventurar.

Atribui e ensina diretrizes, normas e regras; visa doutrinar pessoas para que sigam os seus parâmetros e padrões de excelência. Cumpre as condutas e faz tudo conforme o manual; respeita e repassa, à risca, as orientações e ordens.

O instrutor militar é um arquétipo excelente para elucidar essa energia.

Doutrina e treina os jovens soldados a seguir os regulamentos, as normas e a hierarquia de comando. Hollywood utiliza muito desta alegoria em seus filmes. O icônico Sargento Hartman, em Nascido para Matar; Capitão Sobel, em Band of Brothers; e o comandante Leslie Sunday, em Homens de Honra são excelentes exemplos.

No filme Tropa de Elite, Capitão Nascimento também exerce esse papel como instrutor de treinamento do BOPE. No enredo, ele precisa encontrar e capacitar seu substituto para o cargo de capitão do batalhão de operações especiais.

Treinadores de atletas de alto rendimento e personal trainers são também bons exemplos para demonstrar o funcionamento destas habilidades. Ambos são profissionais que visam repassar, de forma disciplinada, treinamentos que objetivam uma ótima performance.

Uma governanta que dirige inúmeros funcionários em uma mansão, ou um coordenador empresarial precisam dirigir, instruir e ordenar com a mesma mão de ferro de um “sargento”. Desta forma, tenha em mente que a energia deste arquétipo possui inúmeras aplicações práticas.

A obstinação aliada ao ímpeto por explorar e conhecer conduz esse signo a se aventurar pelo desconhecido.

Possui uma necessidade de realizar excursões exploratórias onde visa aprender e repassar esse conhecimento adquirido. Expedições militares e viagens de descobrimentos possuem esses atributos e características.

“A ambição me leva… mais longe do que qualquer outro homem esteve antes de mim” – Capitão Cook – Marinha Britânica

As diretrizes que regem a Frota Estelar na franquia Star Trek representam muito esse aspecto capricorniano do primeiro decanato. A nave USS Enterprise viaja para explorar novos mundos e procurar novas civilizações. Possui uma tripulação comprometida e disciplinada, com funções e cargos muito bem estabelecidos. Audaciosamente ambicionam ir onde nenhum homem jamais esteve. Visam explorar e expandir os limites conhecidos do espaço, a fronteira final!

A energia de Capricórnio com influências de Sagitário é simbolizada pela carta do Rainha de Ouros no baralho de Tarot.

(Leia também os posts dos signos de Sagitário, Leão e Áries)

[DISCIPLINADOR INOVADOR] (Capricórnio com influências de Aquário) terceiro decanato de Capricórnio – Consegue compreender as transformações e as novas necessidades culturais e sociais. É capaz de reformular as normas para que se enquadrem nas mudanças da sociedade. Entende os mecanismos e as engrenagens das regras e diretrizes; sendo assim, compreende e sabe como modificá-las e aprimorá-las para melhor servirem à nova ordem social.

Apesar de pertencer à disciplinada e pragmática Frota Estelar, o Capitão James T. Kirk sempre foi capaz de flexibilizar e moldar as diretrizes da corporação. Kirk tem uma tendência a ignorar regulamentos quando acha que os fins justificam os meios. Na academia se tornou o único estudante a derrotar o teste do Kobayashi Maru. Um exercício de simulação que não permitia um cenário de vitória. James reprogramou o exame para permitir êxito no cenário fadado ao fracasso. O Capitão é um bom exemplo da fusão entre a obstinação e a flexibilização que representa o terceiro decanato de Capricórnio.

Detêm o conhecimento e as estratégias necessárias para repensar e modificar padrões normativos.

Estabelece regras disruptivas que quebram paradigmas e instauram novos parâmetros a serem seguidos. Conduz essas mudanças de forma comprometida e responsável. Acredita que as reformas acontecem a partir de esforços coletivos e comunitários. É capaz de aglutinar pessoas e grupos em prol das mudanças e modificações necessárias. Age a partir das ideias disruptivas e inovadoras oriundas dos debates em comunidade. Representa, por exemplo, as leis promulgadas por legisladores do Congresso ou de uma Assembléia Legislativa.

Computadores são um excelente exemplo desta energia capricorniana com influências de Aquário.

Os computadores são programados a partir de diretrizes e algoritmos previamente definidos. Softwares funcionam a partir de códigos de programação; operam a partir de regras delineadas. Versões atualizadas dessas programações são frutos de revisões e melhorias nos códigos e diretrizes que os regem. A busca por soluções assertivas gera mais flexibilização, avanços e upgrades.

Nosso recorrente exemplo capricorniano, o Capitão Nascimento, no Tropa de Elite 2, utilizou de escutas telefônicas e de tecnologia de ponta para desmascarar o esquema das milícias cariocas. Atuando na secretaria de segurança pública, o caveira alterou as regras e diretrizes do sistema e transformou o BOPE em uma verdadeira máquina de guerra.

A energia de Capricórnio com influências de Aquário é simbolizada pela carta do Cavaleiro de Espadas no baralho de Tarot.

(Leia também os posts dos signos de Libra, Aquário e Gêmeos)

Gostou do post? Deixe seus comentários, participe! Curta a postagem, compartilhe com os amigos e nos siga nas redes sociais!

Assine nosso newsletter e receba notificações de novos posts por e-mail. Acompanhe de perto nosso blog! Muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close