SIGNO DE VIRGEM – O ORGANIZADOR

Leia este texto e aprenda mais sobre o signo de Virgem. Compreenda, através de exemplos da cultura pop, os significados e os símbolos relacionados a essa energia. Descubra como os signos vizinhos influenciam e modificam as características virginianas. Tenha uma ótima leitura!

O signo de Virgem representa a energia da organização, do aperfeiçoamento e da curiosidade. É a busca constante pela perfeição através da repetição, da rotina e da dedicação. Corresponde à capacidade humana de criar sistemas e metodologias.

(Leia também os posts dos signos de Libra, Aquário e Gêmeos)

Para fins didáticos dividi o signo de Virgem em categorias. Todos os virginianos, sem exceção, pertencem à categoria Organizador Perfeccionista . Quanto mais próximo do signo de leão o virginiano estiver, mais semelhante ao Organizador Protagonista quanto mais próximo de libra mais semelhante ao Organizador Preciso.

Compreender signos sob influência de seus vizinhos é fundamental para uma boa leitura e interpretação de um mapa astral. Quando Virgem se encontra no primeiro decanato se assemelha ao Organizador Protagonista e e no terceiro decanato ao Organizador Preciso.

[ORGANIZADOR PERFECCIONISTA] – Busca a perfeição através da melhora constante. Imprime total dedicação às suas tarefas em prol do aprimoramento contínuo. Visa a excelência através do olhar crítico, da análise e da observação das falhas. Está sempre refazendo e aperfeiçoando seus trabalhos e projetos. Representa a dedicação ininterrupta para a execução perfeita de uma determinada tarefa.

“A flor perfeita é uma coisa rara. Você pode passar a sua vida inteira procurando uma e, ainda assim, não seria uma vida desperdiçada.” Katsumoto – O Último Samurai

A busca pela perfeição é, em si, uma perseguição por algo inalcançável. Sempre que se objetiva chegar ao perfeito encontra-se algo que pode ser aprimorado e melhorado. O que o virginiano julga ser perfeito hoje, é no futuro, algo que está aquém dos seus parâmetros de excelência. O conceito de perfeição transmuta de acordo com as suas experiências pessoais e os momentos de vida.

O perfeccionismo pode gerar frustração, mas esse sentimento é também um combustível para a melhoria constante. A insatisfação é um fator motivador que proporciona a revisão e o aperfeiçoando progressivo das concepções e realizações.

Virginianos são dedicados à perseguir a excelência através da repetição, da rotina e da crítica; compreendem que a perfeição é um estado de espírito, algo que deve ser almejado incessantemente e nunca alcançado. Compreendem que a perfeição está na busca, no processo e no caminhar; na lapidação constante e ininterrupta.

Monica Geller, do seriado Friends, exemplifica muito bem diversos padrões de comportamento virginianos. A cozinheira é extremamente sistemática e possui uma mania quase que patológica por limpeza e organização. Monica, em um determinado episódio, resolve recriar a receita do famoso cookie da avó de Phoebe. Desta forma, ela cria um processo árduo e metódico de tentativa e erro para reproduzir a receita; uma verdadeira busca pelo biscoito perfeito!

O perfeccionista é aquele que faz as coisas funcionarem da melhor forma possível.

É o responsável por consertar falhas e aprimorar procedimentos. Tem um olhar observador e uma apurada análise crítica. Detêm uma percepção acurada e refinada dos detalhes. Possui uma mente engenhosa que o estimula a criar procedimentos que visam melhorar e otimizar suas atividades. Consegue reparar e aperfeiçoar processos, mecanismos e métodos de trabalho.

É capaz de criar e construir através de sua habilidade manual e de sua mente funcional. O signo de Aquário representa a energia da inovação e da capacidade inventiva; já Virgem representa as mãos à obra, é aquele inventor prático que traz as ideias para o mundo material, pois organiza os pensamentos de forma prática.

Representa aquele que coloca a mão na massa e faz com que as coisas funcionem da melhor forma possível. Utiliza ferramentas, instrumentos e gadgets para desempenhar tarefas e solucionar problemas; é o mestre da instrumentação. Ferramentas trabalham com funcionalidade e aplicabilidade; cada uma possui função e aplicação específicas; são instrumentos que proporcionam a perfeita execução de uma tarefa ou o reparo de um mecanismo.

O martelo de ouro do Conserta Félix Jr., do desenho Detona Ralph, é um ótimo símbolo para exemplificar o perfeito instrumento de reparo. A ferramenta é capaz de arrumar qualquer avaria ou destruição apenas com uma simples martelada. Félix é responsável por trazer ordem e organização ao caos produzido por Ralph. O sistemático senso de limpeza e higiene do robozinho MO em Wall-e também constitui mais um caso do brilhante uso do arquétipo virginiano nos filmes da Pixar.

A perfeição é o fruto da organização e da ordem.

O metódico senso de organização e a capacidade de catalogar faz com que esse signo seja um exímio sistematizador. Virginianos criam metodologias ao ordenar e classificar conhecimentos e práticas. Possuem didática e estrutura de ensino para propagar saberes e repassar informações. Utilizam de sua capacidade organizacional para transmitir, ordenar e catalogar saberes.

A biblioteca é uma excelente analogia para evidenciar esta característica organizacional. O sistema de organização bibliotecário é capaz de facilitar o acesso à informação e ao conhecimento. Toda a infinita fonte de aprendizado dos livros está organizada, catalogada, sistematizada.

O livro é um instrumento do saber e do aprendizado, uma ferramenta para expandir horizontes e viajar através da imaginação e da cultura. Enciclopédias, por exemplo, organizam saberes através do uso sistematizado dos verbetes. A Wikipédia, é uma versão digital desta proposta de organização. O site é uma plataforma on line que visa, através da cooperação global, a lapidação constante das informações; gerando, desta forma, um conteúdo cada vez mais preciso e acurado.

Hermione Granger, da saga Harry Potter, é um excelente exemplo desta mente virginiana capaz de transmitir, ordenar e catalogar conhecimentos. A menina é praticamente uma biblioteca ambulante de feitiços e de saberes mágicos. Hermione busca a excelência acadêmica através de seu senso único de organização e sistematização.

O signo de Gêmeos utiliza a gramática como uma ferramenta para desenvolver a comunicação, a retórica e propagar informação; já Virgem usa instrumentos e dispositivos metodológicos para engenhar soluções, organizar dados e ordenar saberes. Não por acaso, ambos os signos são regidos pelo planeta Mercúrio.

A didática é a ferramenta básica de ensino, constitui o conjunto de habilidades que favorecem o aprendizado. A metodologia de ensino e, principalmente, a implementação prática de programas pedagógicos são atribuições virginianas. O processo de aprendizado é a busca pela excelência através do erro e da repetição; representa o esforço para fazer melhor e cada vez mais perfeito.

[ORGANIZADOR PROTAGONISTA] (Virgem com influências de Leão) primeiro decanato de Virgem – um sujeito organizado, dedicado e acima de tudo, centralizador. Não foge da responsabilidade e assume os problemas para si. Possui as habilidades necessárias para engenhar maneiras de apresentar soluções de ordem prática. É detentor de extrema autossuficiência e confiança, busca a perfeição através de seus atos pessoais e de seu protagonismo.

Trabalha com afinco e dedicação para alcançar os resultados desejados. Possui um alto nível de cobrança pessoal e uma intensa insatisfação que o impulsiona a buscar e almejar resultados cada vez melhores e mais aprimorados. Detentor de um talento, quase que masoquista, para a auto crítica. Tende a se martirizar por suas falhas; contudo, a análise sistemática de seus erros é o caminho escolhido para a lapidação e crescimento pessoal.

O protagonismo conduz à busca pela organização através da auto avaliação e do esforço individual.

É o responsável pelo desenvolvimento metódico, organizado e perfeito de suas ideias. Possui um certo magnetismo pessoal, uma aptidão para a evidência pessoal e uma necessidade de centralização. Utiliza de suas capacidades pessoais para desenvolver e organizar inventos, ferramentas, instrumentos e metodologias que visam lançá-lo ao estrelato. É a energia típica dos inventores no momento exato da apresentação pública de seus inventos.

No universo Marvel, é a maneira como Tony Stark gerencia a empresa Stark Industries. As tecnologias lançadas pela companhia necessariamente passam pela brilhante elaboração de seu proprietário. Suas armaduras, como Homem de Ferro, apresentam constantes melhorias e upgrades. Cada modelo desenvolvido apresenta funcionalidades, armamentos e dispositivos distintos. Constituem a busca constante pela perfeita máquina de guerra; são as ferramentas e instrumentos de combate e de proteção do planeta Terra. A Stark Industries existe graças à genialidade e o protagonismo egocêntrico de seu criador.

Repórter: “Sr. Stark, você foi chamado de Da Vinci do nosso tempo. O que você acha disso?”

Tony: “Absolutamente ridículo. Eu não pinto.”

Leonardo Da Vinci é reverenciado por sua engenhosidade, genialidade e capacidade inventiva. Um homem a frente de seu tempo, com uma capacidade ímpar de criar e de buscar a perfeição em seus projetos. Sempre detalhou, estudou e organizou cada aspecto de suas ideias em seus inúmeros cadernos de anotações e de esboços. Seu perfeccionismo e sua atenção a cada detalhe o impediu, por exemplo, de concretizar a estátua de um cavalo. Leonardo passou mais de 20 anos estudando a anatomia equestre para construir o modelo da escultura que nunca foi finalizada.

Na mitologia grega este aspecto virginiano está intimamente relacionado à história de Dédalo, um notável e brilhante arquiteto e inventor. O famoso artífice foi o responsável pela construção do Labirinto do Minotauro; uma obra tão perfeita que a fuga de Teseu só foi possível com a dica do próprio idealizador. Foi Dédalo quem instruiu Ariadne a usar um fio para guiar o herói Teseu de volta à entrada do labirinto.

A narrativa do inventor grego simboliza e evidencia diversos aspectos não essenciais presentes na energia virginiana. O orgulho, a inveja e o egocentrismo de Dédalo eram tamanhos que o levaram a assassinar o próprio sobrinho; um rapaz que possuía todas as habilidades para rivalizar com o tio. A lenda do Minotauro é repleta de simbolismos e referências ligados aos signos de terra; a narrativa do rei Minos, por exemplo, é muito atrelada às características de Touro.

A energia de Virgem com influências de Leão é simbolizada pela carta do Rei de Ouros no baralho de Tarot.

(Leia também os posts dos signos de Áries, Leão e Sagitário)

[ORGANIZADOR PRECISO] (Virgem com influências de Libra) terceiro decanato de Virgem – emana uma energia meticulosa e precisa. É capaz de se dedicar a processos extremamente metódicos e de atribuir muita relevância aos mínimos detalhes. Trabalha com muita minúcia e esmero. Organiza e conduz seus pensamentos de uma forma extremamente racional. Utiliza a lógica e o raciocínio metódico para alcançar a razão e a perfeição.

Preza pelo equilíbrio e pela harmonia dos sistemas. Pondera e analisa os fatos com racionalidade. É um verdadeiro virtuoso na arte de utilizar metodologias e de aplica-las com extrema dedicação. Aprecia mecanismos e instrumentos de precisão; faz com que as coisas funcionem literalmente “como um relógio”. A energia de um relojoeiro, joalheiro ou de um ourives é um bom exemplo para evidenciar esse arquétipo.

A precisão só é possível através da dedicação e da repetição metódica.

Bons cozinheiros e chefs de cozinha empregam metodologia e padronização em suas receitas. Organizam os ingredientes de forma precisa e utilizam unidades de medida padronizadas. Normalmente usam balanças para substituir mensurações amadoras e sem padrão como xícaras, copos e colheres. Usam instrumentos específicos para cortar, fatiar e preparar seus alimentos. Prezam pela perfeição e pelo equilíbrio harmônico dos sabores. Ponderam incessantemente sobre a quantidade e a qualidade dos ingredientes ao elaborar um prato.

Cozinhar é uma atividade que necessita de organização e de aprimoramento constante. Um chef de cousine é um verdadeiro artífice; busca a perfeição através da dedicação, da repetição e de muito trabalho árduo. Uma cozinha organizada e limpa é o cartão de visita de qualquer bom cozinheiro.

O detetive Sherlock Holmes, personagem criada pelo escritor Arthur Conan Doyle, utiliza a lógica dedutiva e o seu brilhante raciocínio metódico na investigação criminal. Holmes é um sujeito sistemático, meticuloso e extremamente minucioso. Pondera todas as possibilidades em seus processos de análise dos fatos. A resolução de suas investigações normalmente reside nos detalhes e na descoberta precisa de uma pista que leva diretamente ao criminoso. O detetive usa o raciocínio metódico e a organização mental como ferramentas para desvendar mistérios e solucionar crimes. A assertividade de Sherlock é fruto do uso do método científico e de sua intensa e investigativa curiosidade

A energia de Virgem com influências de Libra é simbolizada pela carta do Rainha de Espadas no baralho de Tarot.

Gostou do post? Não deixe de conferir também o texto sobre o signo de Touro.

Deixe seus comentários, participe! Curta a postagem, compartilhe com os amigos e nos siga nas redes sociais! Assine nosso newsletter, logo abaixo, e receba notificações de novos posts por e-mail. Acompanhe de perto nosso blog!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close