SIGNO DE TOURO – O CONSTRUTOR

Neste texto você vai aprender sobre o significado do signo de Touro e conhecer os símbolos e os arquétipos relacionados a essa energia. Compreenderá também como os signos vizinhos influenciam e modificam as características taurinas. Boa leitura!

O signo de Touro está intimamente conectado à segurança e aos recursos materiais. Emana uma energia prática e extremamente pragmática. Visa concretizar seus sonhos e desejos com dedicação e compromisso.

(Leia também os posts dos signos de Libra, Aquário e Gêmeos)

Para fins didáticos dividi o signo de Touro em categorias. Todos os taurinos, sem exceção, pertencem à categoria Construtor Administrador. Quanto mais próximo do signo de áries o taurino estiver, mais semelhante ao Construtor Empreendedor quanto mais próximo de gêmeos mais semelhante ao Construtor Gestor.

Compreender signos sob influência de seus vizinhos é fundamental para uma boa leitura e interpretação de um mapa astral. Quando Touro se encontra no primeiro decanato se assemelha ao Construtor Empreendedor e e no terceiro decanato ao Construtor Gestor.

[CONSTRUTOR ADMINISTRADOR] – Responsável por construir e materializar projetos a partir de suas habilidades administrativas. Detentor de uma postura firme e sólida; projeta segurança e retidão.

São como caminhões, carretas, tratores e veículos pesados, possuem muito torque, realizam muito trabalho, mas não tem tanta velocidade de arrancada. Demoram para iniciar um processo, mas quando começam dificilmente param. É o signo da inércia – um corpo que está parado tende a permanecer parado; um corpo em movimento tende a permanecer em movimento. É exatamente desta característica que surge o paradoxo do taurino preguiçoso e trabalhador.

Veículos pesados normalmente são utilitários, executam tarefas e trabalham em prol das necessidades humanas. O signo de Touro é a energia daqueles que fazem tudo com esmero, calma e estabilidade, que trabalham com afinco na busca por realizar construções materiais. Debruçam-se em suas tarefas com muita dedicação e esforço laboral, objetivando guarnecer a todos com execuções concretas e não efêmeras.

Identificam-se com a materialidade do universo. Desejam construir coisas, edificar propostas, concretizar sonhos e realizar projetos. Buscam viabilizar negócios prósperos e robustos. É a energia do plantio; acreditam que os frutos serão colhidos no futuro. É acima de tudo um signo que provê e que fornece recursos materiais e financeiros.

São excelentes administradores e contadores; possuem as habilidades necessárias para conduzir de forma prática e pragmática empresas e organizações. Acreditam que os bons resultados são oriundos de uma força em equipe, onde a confiança mútua e a sinergia são valores fundamentais.

Possuem apego por objetos, posses e lembranças. Cultivam uma tendência à nostalgia e ao saudosismo; buscam acumular bens materiais e propriedades. Reúnem ao longo da vida diversas conquistas e memórias, sendo que, normalmente, possuem objetos que as representam.

O Tio Patinhas, a personagem da Disney, é um excelente exemplo para evidenciar algumas características deste signo. Ele é considerado o pato mais rico do mundo, mantém grande parte de sua riqueza em uma enorme caixa-forte. Administra diversos negócios, propriedades e empreendimentos. É extremamente apegado às suas posses e riquezas, e, acima de tudo, atribui um valor sentimental e inestimável ao seu amuleto pessoal, a moedinha número um.

Patinhas é um trabalhador, poupador e acima de tudo um acumulador; possui aversão ao prejuízo financeiro e às perdas naturais da vida. Gosta de, literalmente, nadar em sua fortuna e de usufruir dos prazeres que ela proporciona.

Touro é um signo materialista; simboliza a energia daqueles que desejam conforto e abundância. Taurinos possuem os sentidos apurados e refinados, gostam de boa culinária, boa música e são apaixonados pela beleza visual e pela estética. Acreditam que o prazer é um valor intrínseco à experimentação da realidade.

O domínio territorial e patrimonial é uma característica típica deste signo. A defesa e a proteção de suas propriedades, posses e territórios é algo que transcende inclusive o período de uma vida. Taurinos visam a perpetuação material daquilo que possuem e acreditam. Costumam dar muito valor a imóveis como casas, apartamentos, fazendas e terrenos, sendo que, normalmente, desejam deixar tais posses como uma espécie de legado e herança para as futuras gerações.

O compromisso e o comprometimento são valores fundamentais para este signo. Palavras, juramentos e acordos possuem um peso maior quando proferidos por um taurino. Honram aquilo que prometeram e só prometem aquilo que podem cumprir.

Na mitologia grega os mitos do Minotauro e do rei Minos possuem inúmeras simbologias e alusões referentes ao signo de Touro.

Minos ansiava governar Creta, no entanto, seu reinado era contestado e disputado por seus irmãos. Desta forma, o postulante a rei, faz uma oração ao Deus Poseidon que o consagra com um belo e robusto Touro que emerge das águas do mar. Por ser abençoado e favorecido pelo deus dos mares Minos é declarado de forma incontestável o rei de Creta. Entretanto, esse favorecimento divino estava atrelado ao fato de que o animal deveria ser sacrificado em homenagem ao próprio Deus Poseidon.

Minos, encantado com a beleza do Touro, ao invés de sacrifica-lo, o colocou junto de seu rebanho e sacrificou outro em seu lugar. Em represália, Poseidon fez com que o touro se tornasse selvagem e que Pasífae, esposa de Minos, se apaixonasse e engravidasse do animal, dando a luz ao temido Minotauro.

A narrativa do rei Minos simboliza e evidencia diversos aspectos não essenciais presentes na energia taurina, tais como, o apego material, a posse excessiva e a soberba do domínio.

As referências simbólicas ao signo de Touro no mito do Minotauro são tão extensas e diversas que poderia dedicar um único post deste blog com essa temática.

Para compreender mais sobre a energia de Touro influenciada pelos signos vizinhos continue a leitura do post!

[CONSTRUTOR EMPREENDEDOR] (Touro com influências de Áries) primeiro decanato de Touro – Possui gana para buscar novos desafios e a coragem para concretizar seus sonhos. Detêm o ímpeto capaz de quebrar a inércia e audácia para empreender seus projetos.

Representa o homem de negócios disposto a correr riscos e de se aventurar, mas que faz tudo com consciência, juízo e seriedade. Constrói e materializa os seus desejos e anseios. Possui coragem para concretizar os seus objetivos e as habilidades necessárias para gerir seus feitos.

É um empreendedor nato; o responsável por iniciar projetos que visam prosperar e perpetuar. Busca constantemente viabilizar novos empreendimentos, mas compreende a responsabilidade de gerenciar e administrar todos os seus projetos. Possui uma conduta enérgica em prol de materializar e administrar seus sonhos. Trabalha com obstinação e visa a produtividade.

É competitivo e possui um espírito aguerrido. Luta para concretizar cada um de seus projetos e trabalha com entusiasmo e energia.

É obstinado por vencer desafios e dificuldades empresariais. Visa superar concorrentes e empresas rivais, mas também enxerga a competição como uma forma de superar os seus próprios resultados e realizações.

Possui o ímpeto para engendrar projetos a partir do nada. Literalmente retira os planos do papel e dá o ponta pé inicial na construção do mesmo. Detêm iniciativa para fazer com que a elaboração material ocorra e possui as habilidades para administrar o processo. Assume o compromisso e a responsabilidade de protagonizar a realização da tarefa do início ao fim.

É um motivador e um líder generoso. Acredita que os frutos de suas construções devem ser repartidos entre aqueles que participaram de alguma forma do processo. Possui uma tendência à caridade e deseja construir projetos que possam de alguma forma distribuir riquezas e bens materiais. Representa a energia das organizações não governamentais (ONGs) e assistenciais que visam propagar prosperidade material e ajuda humanitária de uma forma prática e pragmática.

A energia de Touro com influências de Áries possui uma íntima ligação com o arquétipo da carta do Cavaleiro de Ouros no baralho de Tarot.

[CONSTRUTOR GESTOR] (Touro com influências de Gêmeos) Terceiro decanato de Touro – Constrói a partir da supervisão e da gestão de pessoas e departamentos. Demanda tarefas e responsabilidades, distribui comandos e aguarda feed backs de seus colaboradores.

Representa o gerente ou coordenador que entende o funcionamento de todos os setores de uma empresa, sabe um pouco de cada coisa; sendo assim, compreende as necessidades do todo. Possui a capacidade de supervisionar um grande número de pessoas, de coordenar departamentos e de distribuir tarefas e responsabilidades.

É capaz de ouvir diversas considerações e concepções, analisa diferentes alternativas para construir e materializar seus projetos e sonhos. Possui habilidades comunicativas e usa deste dom para facilitar a gerência de seus negócios e empreendimentos.

Consegue enxergar o problema por todos os ângulos e usa sua excelente capacidade intelectual para soluciona-lo. Preferem visualizar todas as possibilidades antes de tomar uma atitude ou decisão. Utiliza sua capacidade comunicativa para escutar diferentes pontos de vista e opiniões.

Um excelente exemplo é o CEO de uma grande corporação. É o gestor de toda a companhia, toma suas decisões baseadas no constante fluxo de informações que recebe. A boa comunicação é crucial para o sucesso de todo o empreendimento. Coordena e comanda o funcionamento de todos os departamentos e setores a partir de seu gabinete.

É ótimo em delegar funções e em administrar a diversidade de ideias; é o especialista em compilar informações. Costumo brincar que Construtor Gestor é do rei da planilha de Excel!

A sala de reunião é um bom símbolo para exemplificar essa energia. É o local onde as decisões empresariais são tomadas após muita comunicação, debate e explanação de ideias; representa o espaço onde as propostas são apresentadas e discutidas; o lugar em que os problemas são administrados e as soluções construídas.

Representa a pluralidade e a diversidade dos aspectos empresariais globalizados. É a energia de atuação das corporações multinacionais e transnacionais. Empresas internacionais atuam em vários países, mas, possuem uma única sede, um único setor que comanda, demanda e coordena todas as filiais do grupo.

A energia de Touro com influências de Gêmeos possui uma íntima ligação com o arquétipo da carta do Rei de Espadas no baralho de Tarot.

Espero que este post tenha auxiliado sua compreensão e entendimento das energias do signo de Touro. Deixe seus comentários, dúvidas e principalmente sugestões. Faça perguntas participe! Curta a postagem e nos siga na redes sociais!

Não deixe de conferir os textos sobre os signos de Áries, Leão e Sagitário.

Assine nosso newsletter e receba notificações de novos posts por e-mail. Acompanhe de perto nosso blog!!

*Dedico esse post ao meu pai Carlos Alberto e ao meu sogro Gil, taurinos que sempre me inspiraram a construir projetos e a perpetuar ideias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close