SIGNO DE LIBRA – O MEDIADOR

Neste post sobre Libra você vai aprender sobre o significado, os símbolos e os arquétipos deste signo. Compreenderá também como os signos vizinhos influenciam e modificam a energia libriana. Boa leitura!

O signo de Libra representa as energias do equilíbrio e da ponderação. É a balança imaginária que brota nas nossas mentes e que nos proporciona a diplomacia e a imparcialidade. Constitui a busca humana pela justiça e pelo sentimento de harmonia entre as ideias e os pensamentos.

(Leia também os posts sobre os signos de Touro, Aquário e Gêmeos)

Para fins didáticos dividi o signo de Libra em categorias. Todos os librianos, sem exceção, pertencem à categoria Mediador Ponderador. Quanto mais próximo do signo de virgem o libriano estiver, mais semelhante ao Mediador Meticuloso e quanto mais próximo de escorpião mais semelhante ao Mediador Psicológico.

[O MEDIADOR PONDERADOR] – Interpreta e entende as diferentes possibilidades e perspectivas que regem as escolhas. Possui uma habilidade única de visualizar e compreender as consequências de uma determinada opção ou alternativa. Domina a arte de pesar, medir e ponderar.

Enxerga os dois lados da mesma moeda; estabelece de forma racional dicotomias, opções e pontos de vista diferentes. Estabelece um confronto com a instabilidade em uma busca constante pela harmonia. Preza pela ética e pelos princípios justos e corretos.

Librianos podem apresentar bloqueios na hora de decidir e agir a partir de suas ponderações, e, só o fazem, quando calcularam muito bem os prós e contras da escolha. Pensam e raciocinam de uma forma tão intensa e profunda que apresentam dificuldades em obter uma conclusão satisfatória para si.

Normalmente evitam conflitos, estratégias enérgicas e impulsivas. Tendem buscar soluções que possam se desdobrar em ainda mais oportunidades de resolução. Desta forma, constituem excelentes conselheiros para aqueles que precisam enxergar as consequências futuras de seus atos.

É a energia daqueles que optam por caminhar no vetor resultante do equilíbrio entre as forças divergentes do universo. Representa o caminho do meio na perspectiva cabalística, a trajetória sem polarizações e antagonismos por entre os dois pilares da árvore da vida. Trilhar esse caminho é uma arte, traduz o imenso desafio que é atender às demandas antagônicas da própria mente humana.

Representa a busca pela verdade a partir do equilíbrio e da interpretação dos aspectos polares e divergentes de uma determinada questão ou problema. Constitui a visão dos fatos a partir de uma observação externa e isenta. Estas características promovem um senso único de imparcialidade e de justiça ao signo de Libra. O trabalho de um juiz de Direito é uma excelente analogia para exemplificar a atuação da energia libriana na nossa sociedade.

A energia de Libra é muitas vezes relacionada ao comércio e principalmente às vendas. O bom vendedor é aquele que demonstra os prós e contras dos seus produtos; estabelece comparações e auxilia o cliente a optar pelo o que melhor atende à sua demanda. Apresentar opções e ajudar o cliente a ponderar é sem dúvida o trunfo do comerciante diferenciado.

Diplomatas são responsáveis pela mediação de conflitos, guerras e de estabelecer relações comerciais entre países. Utilizam da energia libriana para exercer diariamente suas funções, seja debatendo, ponderando ou mediando os diferentes interesses existentes entre as nações.

A balança de Libra, apesar de extremamente equilibrada, tende a pesar mais para uma análise meticulosa e fria dos fatos quando a energia está mais próxima de Virgem (Ponderador Meticuloso). Uma observação mais passional e emotiva ocorre quando mais próxima de Escorpião (Ponderador Psicológico).

Compreender signos sob influência de seus vizinhos é fundamental para uma boa leitura e interpretação de um mapa astral. Planetas que se encontram em posições inferiores a 5 graus ou superiores a 25 possuem muita interferência energética do signo adjacente.

Para entender mais sobre a energia de Libra influenciada pelos signosvizinhos continue a leitura do post!

[O MEDIADOR METICULOSO] (Libra com influência de Virgem) – Emana uma energia meticulosa, justa e precisa. Capaz de desencadear processos mentais metódicos, onde o objetivo é a busca pela perfeição através da razão e da lógica. Conduz suas decisões e conclusões com esmero, rigor e virtude; busca ser o mais virtuoso possível em suas deliberações e ações.

Usa a razão como ferramenta para ponderar seus pensamentos e aplicar sua vontade. Suas decisões são atreladas aos pormenores dos acontecimentos e dos fatos. Os mínimos detalhes são de extrema relevância para essa energia.

Tende a enxergar o mundo a partir de uma visão sistemática e muitas vezes usam um raciocínio matemático para estabelecer probabilidades e decidir a partir da lógica . Acredita que o equilíbrio e a harmonia são alcançados através da perfeição e da maestria.

Possui um senso de estética extremamente apurado, onde a beleza e a perfeição tem um papel fundamental em sua vida. Apresentam um comportamento ilibado e extremamente ético, muitas vezes são tidos como certinhos até demais.

Representa o juiz que visa chegar à decisão mais justa possível sem que as emoções influenciem o veredito. Julga os fatos sem se sensibilizar com os sentimentos. É o poder da lógica em detrimento da emoção.

O arquétipo desta energia de Libra com influências de Virgem possui uma íntima ligação com a carta da Rainha de Espadas no baralho de Tarot.

Dr. Spock, de Jornada nas Estrelas, é um excelente exemplo para elucidar essa energia. Spock está sempre apto a oferecer uma perspectiva lógica e desprendida de emoções. Toma decisões sempre baseadas na razão e possui dificuldades em compreender os sentimentos humanos. Estabelece um contraponto racional às ações do Capitão Kirk e, como primeiro imediato da Enterprise oferece conselhos e alternativas ao seu superior.

Sheldon Cooper, da série Big Bang Theory, também ilustra com perfeição esta racionalidade extrema e meticulosa. O nerd é incapaz de compreender e aceitar aquilo que, a ele, não parece lógico e racional. Possui comportamentos metódicos e extremamente sistemáticos!

É interessante perceber como as duas personagens, Spock e Sheldon, ao longo de suas respectivas séries e filmes, foram com o passar do tempo se modificando, saindo do arquétipo do Ponderador Meticuloso e se assemelhando cada vez mais com o Ponderador Psicológico.

Se ficou curioso para compreender essa mudança continue com a leitura!

[O MEDIADOR PSICOLÓGICO] (Libra com influência de Escorpião) – Possui uma aura de mistério e segredos; pode parecer calmo e imperturbável, mas esconde desejos profundos e poderosos. Pondera de forma racional sobre os prós e contras dos fatos e ainda assim conclui a partir de uma visão emocional.

Raciocina de forma lógica e libriana, contudo entende que a intuição é uma arma poderosa nas tomadas de decisão e nos profundos processos de ponderação. Acredita que o equilíbrio e a harmonia muitas vezes são alcançados através do desapego e do sacrifício.

Compreende que as mudanças e os renascimentos são importantes tanto na construção de um raciocínio harmônico e equilibrado, quanto nas transformações intra e inter pessoais que geram tais reflexões.

É capaz de enxergar e julgar o outro a partir de uma perspectiva mais psicológica, compreendendo e ponderando a partir de uma abordagem mais atenta às emoções.

O arquétipo desta energia de Libra com influências de Escorpião possui uma íntima ligação com a carta da Cavaleiro de Copas no baralho de Tarot.

É representado na cultura pop como o lado emocional do Dr. Spock. A personagem possui ascendência mista, uma parte vulcana e outra humana. O lado vulcano é racional, lógico e totalmente desprovido de emoções. O lado humano é emotivo e sempre disposto a se sacrificar pelos tripulantes da Enterprise. Spock vive um paradoxo mental e emocional; na maioria do tempo é racional e frio, mas nos seus lampejos humanos e passionais trás à tona a energia do Ponderador Psicológico. Estas transformações emotivas ficam cada vez mais frequentes com o envelhecimento e com o aumento da maturidade da personagem.

O mesmo ocorre com Sheldon Cooper; com o passar do tempo ele vai se desapegando de suas manias e do seu jeito sistemático para se reconstruir a partir de um viés mais emotivo e passional. O relacionamento com a Amy é, ao mesmo tempo, causa e consequência desta desconstrução.

Espero que este post tenha auxiliado na compreensão e entendimento das energias do signo de Libra. Deixem seus comentários, dúvidas e principalmente sugestões. Adoraria receber o retorno de vocês! Participem!

Gostou do post? Então não deixe de conferir os textos sobre os signos de Áries, Leão e Sagitário.

Assine nosso newsletter e receba notificações de novos posts por e-mail.

Continue acompanhando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close