TAROT – AS CARTAS DOS VALETES

Nesta postagem você irá aprender sobre as cartas dos Valetes; suas descrições, características e as relações, das mesmas, com a astrologia.

É comum a carta do Valete (J) receber outras denominações. Por exemplo, no baralho do Waite encontramos o uso do termo Cavaleiro, enquanto Crowley usa Príncipe. Optei por usar o termo Valete para evitar confusões e equívocos de interpretação.

As quatro cartas dos Valetes representam arquétipos relacionados às transições energéticas de um signo zodiacal cardinal para um fixo. Simbolizam a estabilidade, a firmeza e o controle. Alegorias que proporcionam virtude e harmonia, determinam sensatez e vontade; manifestam discernimento e certeza.

Na tradição cabalística são cartas diretamente ligadas à energia de Tiferet; portanto, representam aspectos puros, equilibrados e plenos da nossa consciência.

Os Valetes são figuras que simbolizam nossas capacidades de realizar, sentir, racionalizar e manifestar nossas vontades; cada naipe representa um destes aspectos e está respectivamente ligado a um elemento (fogo, água, ar e terra).

(Leia também os posts sobre cartas dos Reis e das Rainhas)

Quando uma carta de valete sai em um jogo de tarot, ela representa uma pessoa (homem ou mulher) relacionada à pergunta ou indagação. O indivíduo em questão possui as energias do valete específico.

[VALETE DE PAUS] (FOGO) -Transição do signo de Câncer para Leão.

O Valete heroico; o protetor e defensor de causas. Luta contra as injustiças e os opressores. Levanta bandeiras e ideais; é leal aos seus princípios e batalha por seus objetivos comunitários e sociais.

Possui uma energia intensa e radiante, uma aura carismática e protetora. Desperta admiração e inspira através de sua confiança e entusiasmo. Um herói que busca a vitória e a glória intercedendo a favor daqueles que não podem lutar e se defender. É destemido e audaz, o voluntário para enfrentar o perigo.

Consegue aliar o acolhimento e a proteção típicos de Câncer com o heroísmo e o protagonismo Leonino.

Estas características estão diretamente relacionadas ao espírito da cavalaria tão comum no imaginário medieval. Diversas narrativas do período retratavam a figura do paladino, herói que seguia o caminho da verdade e da ordem. Representa o cavaleiro responsável por levar a luz onde antes havia escuridão. O Rei Artur e os cavaleiros da távola redonda são excelentes exemplos da influência desta filosofia nas estórias, lendas e mitos da época.

A ordem dos cavaleiros templários foi fundada com o objetivo de proteger a Terra Santa e os peregrinos cristãos; neste aspecto, também possui muitas semelhanças com as características desta carta.

Simboliza o porta estandarte; aquele que leva consigo a insígnia e o brasão daquilo que acredita e defende. É o responsável por caminhar na frente do exército, por abrir o bloco de carnaval, glorificar a escola de samba e prestar devoção nas festividades religiosas. Representa a defesa do grupo e da comunidade típicas de Câncer com todos os “holofotes” dignos de um Leonino.

O Capitão América, o Super-Homem e a Mulher Maravilha são heróis que simbolizam muito bem essa energia. Defendem causas, nações e pessoas; levam para si a responsabilidade heroica do protagonismo individual. Saiba mais sobre esta simbologia no tópico Herói Caridoso no post sobre o signo de Leão.

[VALETE DE COPAS] (ÁGUA) -Transição do signo de Libra para Escorpião.

O Valete passional; está sempre disposto ao sacrifício em prol do bem comum. Envolve as pessoas com sua capacidade de propagar e compartilhar emoções e sentimentos. Emana uma aura de mistério e segredos; pode parecer calmo e imperturbável, mas esconde desejos profundos e poderosos.

Pondera de forma racional sobre os prós e contras dos fatos e ainda assim conclui a partir de uma visão emocional. Possui uma busca interna por assuntos profundos como a morte, a espiritualidade e o desconhecido. É extremamente intuitivo e desapegado das coisas materiais, logo tem uma tendência a levar uma vida devocional e de sacrifício pessoal.

Consegue aliar a racionalidade e a ponderação de Libra com a emocionalidade passional e o sacrifício Escorpiano.

É o cavaleiro que abdica das batalhas com o intuito de partir em uma demanda espiritual. É a busca pelo Santo Graal realizada por Galahad e Parcival nos contos Arturianos.

Representa o lado emocional do Dr. Spock de Jornada nas Estrelas. A personagem possui ascendência mista, uma parte vulcana e outra humana. O lado vulcano é racional, lógico e totalmente desprovido de emoções. O lado humano é emotivo e sempre disposto a se sacrificar pelos tripulantes da Enterprise. Spock vive um paradoxo mental e emocional; na maioria do tempo é racional e frio como a Rainha de Espadas, mas nos seus lampejos humanos e passionais trás à tona a energia do Cavaleiro de Copas.

[VALETE DE ESPADAS] (AR) -Transição do signo de Capricórnio para Aquário.

O Valete astuto; usa de estratégias inovadoras para encontrar caminhos alternativos. Entende e compreende profundamente as regras e normas, e por isso, sabe muito bem como flexibilizá-las e quebrá-las.

Resolve problemas de forma criativa e, brilhantemente, usa o sistema contra o próprio sistema. Possui uma mente que foge do padrão convencional e utiliza a originalidade como ferramenta para modificar o status quo vigente. Acredita que as mudanças acontecem a partir de esforços coletivos e comunitários.

Consegue aliar o conhecimento das regras e dos regulamentos de Capricórnio com a inovação e as ideias disruptivas de Aquário.

Hackers de computador exemplificam muito bem essa carta. São indivíduos que conhecem profundamente de linguagem computacional e possuem vasto conhecimento técnico na área. Usam destas habilidades para quebrar códigos e disponibilizar livremente informações e dados.

Representa também aqueles advogados e contadores que habilmente encontram saídas à partir do profundo conhecimento jurídico e tributário.

Simboliza o cavaleiro que encontra estratégias novas para vencer a batalha. Compreende profundamente o modus operandi e as táticas do inimigo, logo consegue encontrar um ponto fraco que o conduz à vitória. É a estratagema do Cavalo de Tróia elaborada pelo astuto e perspicaz Odisseu.

Aprenda mais sobre a simbologia desta carta lendo o tópico Inovador Perspicaz no texto sobre o signo de Aquário.

[VALETE DE OUROS] (TERRA) -Transição do signo de Áries para Touro.

O Valete administrador; possui coragem para atingir os seus objetivos e as habilidades necessárias para gerir seus feitos. Trabalha com conquista e gestão; possui a gana para buscar novos desafios e o ímpeto de concretizar seus sonhos.

Possui apego e cuidado com suas metas alcançadas; é um comprometido defensor de seus territórios e propriedades. Detentor de uma postura firme e sólida, projeta segurança e retidão.

Consegue aliar a motivação e ímpeto audaz de Áries com o cuidado e a gestão de Touro.

Representa o empreendedor que compreende a responsabilidade de gerenciar e administrar seus projetos e empreendimentos. O homem de negócios disposto a correr riscos, de lutar e de se aventurar, mas que faz tudo com consciência, juízo e seriedade.

É o cavaleiro que recebeu de seu rei a incumbência de defender e administrar um território. Um guerreiro pronto para a guerra, mas que está sempre atento às finanças, aos estoques de suprimentos e à gerência geral da região. Um guerreiro apto a gerir os castelos e as fortificações do reino.

Leia o tópico Guerreiro Conquistador e conheça mais sobre essa energia no post signo de Áries.

Espero que o texto tenha auxiliado na compreensão das cartas. Não deixe de ler os posts sobre os Reis e as Rainhas no Tarot.

Deixem seus comentários e sugestões para temas. Assine nosso newsletter abaixo e receba notificações de novas postagens por e-mail.

Um comentário em “TAROT – AS CARTAS DOS VALETES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close