SIGNO DE GÊMEOS – O COMUNICADOR

Gêmeos é a energia da pluralidade e da diversidade. Simboliza o dom da comunicação e da escrita; é a capacidade humana de propagar e divulgar notícias e estórias. É o signo zodiacal que representa a retórica e o interesse pela informação.

(Leia também os posts sobre Aquário e Sagitário

Para fins didáticos dividi o signo de gêmeos em categorias. Todos os geminianos, sem exceção, pertencem à categoria Comunicador Plural. Quanto mais próximo do signo de touro o geminiano estiver, mais semelhante ao Comunicador Gestor e quanto mais próximo de câncer mais semelhante ao Comunicador Sentimental.

[O COMUNICADOR PLURAL] – Trabalha com a diversidade e a pluralidade das informações, possui o dom da oratória e da escrita. Domina a linguagem em suas diversas formas e vertentes.

É um generalista. Se interessa por diversos assuntos, contudo, não aprofunda em seus objetos de interesse. Deseja saber um pouco de cada coisa; detêm conhecimentos superficiais, mas extremamente informativos. Possui uma visão plural e consegue conversar sobre vários temas.

É a energia das pessoas comunicativas por natureza; aquelas que conseguem repassar um panorama geral de seus múltiplos interesses e ainda gerar curiosidade no público. São excelentes palestrantes e apresentadores, possuem muitos contatos, amigos e colegas. Prezam por informações e adoram divulgar e propagar notícias.

Normalmente atribuem aos geminianos uma certa dualidade, contudo, acredito que o melhor termo seja multiplicidade. Conseguem interagir com pessoas diferentes, culturas distintas e opiniões diversas; se adaptam a situações e a ambientes antagônicos. Podem trocar de posicionamento e comportamento como se troca de roupa, não por falta de personalidade, mas por naturalmente se moldarem aos múltiplos padrões sociais.

Alguns escritores utilizam desta multiplicidade para criar pseudônimos e heterônimos. Incorporam “eu líricos” para extravasar novos estilos ou padrões de escrita.

O domínio da leitura, da escrita e dos códigos de linguagem é uma energia geminiana. O processo de alfabetização é a arte de combinar múltiplas letras para formar palavras e sentenças. Escrever é utilizar a pluralidade dos caracteres para gerar e propagar informação; com algumas dezenas de letras é possível formar um infinito universo  comunicativo. Interpretar ou redigir textos é a arte de decodificar e codificar múltiplas combinações alfabéticas.

A gramática é o conjunto de regras que rege o uso correto dos códigos de linguagem. Estudar música, programar um software, resolver uma equação matemática e aprender um novo dialeto são conhecimentos que necessitam de domínio gramatical. Todo sistema de codificação precisa de normas e diretrizes para que a informação seja repassada corretamente. A leitura de uma partitura só é possível com o domínio da gramática musical; sem o conhecimento dos códigos computacionais não se programa um software.

A escrita já foi tratada como um conhecimento mágico, não por acaso, gramática tem origem etimológica na palavra grimório (livro de feitiços). Dominar o uso das letras  permite enfeitiçar multidões, influenciar e manipular mentes e vontades. A retórica expansiva e plural do signo de gêmeos é fruto deste domínio do uso gramatical.

A fala é fonte de transformações mágicas. O famoso encantamento – Abracadabra significa “eu crio enquanto falo”. A habilidade de transformar em fala os pensamentos e as ideias é um dom capaz de gerar transformações poderosas, e de, indiretamente, criar no plano material.

Presto

Presto, o mago nerd do desenho Caverna do Dragão, conjura feitiços de seu capuz ao recitar palavras, rimas e versos. A personagem ilustra muito bem o poder plural e criador da fala. A manipulação através da oratória e do discurso é um aspecto negativo deste poder. Gríma, na saga Senhor dos Anéis, enfeitiça o rei Théoden com suas falas distorcidas ao pé do ouvido. A capacidade de manipular e de deturpar os fatos é também uma característica do signo de gêmeos.

[O COMUNICADOR GESTOR] (Gêmeos com influências de Touro) – Recebe e repassa dados e notícias, é o responsável por gerir e coordenar o fluxo de informação. Gerencia o funcionamento de todos os setores de uma instituição; por entender um pouco de cada departamento. Compreende as necessidades do todo, trabalha com supervisão e age racionalmente. Sabe usar a informação como estratégia de gestão, coordenando a partir dos dados que recebe e repassa.

Jornais impressos e empresas de telecomunicações são organizações gestoras e divulgadoras de informações. Antes da notícia chegar ao leitor ou telespectador, diferentes e múltiplos funcionários trabalham para que tudo funcione da melhor forma possível. São coordenados por editores que, através de reuniões de pauta, debatem os principais fatos e planejam o processo de veiculação das reportagens. A imprensa é tão poderosa que consegue, inclusive, moldar a opinião pública a partir da gestão de suas notícias e das informações repassadas à população.

O editor chefe de um jornal é um arquétipo excelente para evidenciar essa energia. Representa também o ímpeto investigativo e o faro por informação da repórter Lois Lane, o eterno amor platônico do Super Homem.

Espionagem é busca por informação secreta. Agências nacionais de inteligência coordenam seus espiões utilizando desta gestão geminiana. A CIA (Central Intelligence Agency) e a NSA (National Security Agency) são responsáveis por investigar, espionar e fornecer informações de segurança nacional para o governo Norte Americano. O escândalo divulgado pelo ex-agente, Joseph Snowden, revelou um esquema de vigilância global onde a NSA captava dados privados como e-mails, ligações telefônicas e comunicações pessoais entre cidadãos do mundo todo. Agências de inteligência buscam e controlam informações sigilosas; são órgãos responsáveis por gerir e coordenar dados secretos.

Nick-Fury

O gestor deste tipo de instituição é muito utilizado em narrativas modernas. Chefes de Serviços de Espionagem, tais como “M” na série James Bond e Nick Fury (S.H.I.E.L.D.) no universo Marvel simbolizam muito bem essa energia geminiana. A carta do Rei de Espadas no Tarot é outra representação importante para esse arquétipo.

[O COMUNICADOR SENTIMENTAL] (Gêmeos com influências de Câncer) – Usa a retórica para influenciar e tocar corações, utiliza a linguagem para contagiar com emoções e sentimentos. Compreende que o uso das palavras pode alterar e manipular a consciência das pessoas, mudando até mesmo uma sociedade.

É a energia dos escritores, músicos e poetas. Aqueles que expressam suas emoções através das palavras e da comunicação. Utilizam os códigos de linguagem com maestria artística; transmutam pensamentos e transportam pessoas para outros tempos e lugares.

A música é uma forma de linguagem e de escrita; quem consegue ler uma partitura compreende isso muito bem. Compor uma sinfonia é análogo a escrever uma grande obra literária. A composição musical é o dom de usar as palavras em prol da emoção. A música é, sem dúvida, uma das formas mais belas de comunicação!

Poetas utilizam as palavras e as sentenças como gatilhos sentimentais. Usam a retórica poética como forma de arte, emocionam e transmitem paixão e inspiração.

Escritores e roteiristas cinematográficos nos transportam para realidades fantásticas e ficcionais, nos apresentam mundos extraordinários que outrora só existiam nas mentes dos autores. Usam a retórica e a gramática  como instrumentos da imaginação. A literatura é uma manifestação da criatividade plural do signo de gêmeos.

O filme A História Sem Fim (The NeverEnding Story), um clássico dos anos oitenta, é um ótimo exemplo para ilustrar esse aspecto imaginativo atrelado à escrita. A obra cinematográfica tem como enredo as aventuras imaginárias do garoto Bastian. O menino, vítima bullying na escola, encontra refúgio na leitura de um livro que o transporta para um mundo fantástico.

No Tarot a carta da Rainha de Copas é um arquétipo que está diretamente relacionado a essa transição de signos.

Espero que este post tenha auxiliado na compreensão e entendimento das energias do signo de Gêmeos. Deixem seus comentários, recados e dúvidas! Adoraria receber o retorno de vocês! Participem!

Não deixem de conferir os posts sobre os signos de Áries e Leão.

Assine nosso newsletter e receba notificações de novos posts por e-mail.

*Dedico esse texto ao meu irmão Alexandre e à minha cunha Vittória, minhas inspirações geminianas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close