TAROT – AS CARTAS DAS RAINHAS

Nesta postagem você irá aprender sobre o significado das cartas das Rainhas; suas descrições, características e as relações, das mesmas, com a astrologia. Se você deseja compreender mais sobre a interpretação de cada uma delas, leia o texto até o final!

As quatro cartas das Rainhas representam arquétipos relacionados às transições energéticas de um signo zodiacal mutável para um cardinal. Simbolizam o vigor, o foco e a assertividade. Alegorias que proporcionam iniciativa e impulso, determinam objetivos e metas; manifestam desejos e vontades.

Na tradição cabalística são cartas diretamente ligadas à energia de Binah; portanto, representam aspectos restritivos (Yin) da nossa consciência. As Rainhas são figuras que simbolizam nossa capacidade de controlar, condensar e convergir energias.

Representam nossa habilidade de restringir ao pensar, sentir, desejar e materializar; cada naipe representa um destes aspectos e está respectivamente ligado a um elemento (ar, água, fogo e terra).

(Leia também o post: Tarot – As Cartas dos Reis)

Quando uma carta de rainha sai em um jogo de tarot, ela representa uma pessoa (mulher ou homem) relacionada à pergunta ou indagação. O indivíduo em questão possui as energias da rainha específica.

[RAINHA DE ESPADAS] (AR) – Transição do signo de Virgem para Libra.

A Rainha filosofal; emana uma energia meticulosa, justa e precisa. Representa a imersão em pensamentos complexos e profundos. Capaz de desencadear processos mentais longos e metódicos, onde o objetivo é a busca pela verdade através da razão e da lógica.

Um arquétipo extremamente racional que conduz suas decisões e conclusões com rigor e virtude. Usa a razão como ferramenta para ponderar seus pensamentos e aplicar sua vontade; tende a pensar tanto sobre um determinado assunto que conclui que sempre existem dois lados, duas versões dos fatos.

Suas decisões são atreladas aos pormenores dos acontecimentos. Os mínimos detalhes são de extrema relevância para a Rainha de Espadas.

Consegue aliar o trabalho e a busca pela perfeição de Virgem com a imersão mental e a ponderação Libriana.

Representa o juiz que visa chegar à decisão mais justa possível. É o poder da lógica em detrimento da emoção. Julga os fatos sem se sensibilizar com os sentimentos.

Resultado de imagem para spock saudação

Dr. Spock, de Jornada nas Estrelas, é um excelente arquétipo para elucidar essa carta. Spock está sempre apto a oferecer uma perspectiva lógica e desprendida de emoções. Toma decisões sempre baseadas na razão e possui dificuldades em compreender os sentimentos humanos. Estabelece um contraponto racional às ações do capitão Kirk.

Sheldon Cooper, da série Big Bang Theory, também ilustra com perfeição a racionalidade extrema e meticulosa da Rainha de Espadas.

Aprenda mais sobre esse arquétipo lendo o texto sobre o Mediador Meticuloso no post sobre o signo de Libra.

[RAINHA DE COPAS] (ÁGUA) – Transição do signo de Gêmeos para Câncer.

A Rainha artista; expressa suas emoções e transmite seu entusiasmo em forma de arte. Usa a retórica para influenciar e tocar corações. Possui uma energia comunicativa e acolhedora. Entende que a escrita, a música e a expressão artística são forças transformadoras que podem mudar uma sociedade. Compreende e usa o poder de manipular as palavras para mudar a consciência das pessoas.

“Acredito que a magia é arte e que a arte é literalmente mágica. A arte, como a magia, é a ciência de manipular símbolos, palavras ou imagens para realizar mudanças na consciência.” Alan Moore

Simboliza a energia de um contador de estórias ou de um compositor de músicas. É o artista que habilmente usa da linguagem para contagiar os outros com emoções e sentimentos. Uma espécie de xamã contemporâneo, que com uma canção, poema ou livro transporta pessoas para outros lugares e momentos.

Consegue aliar a diversidade e a comunicação de Gêmeos com o afeto e acolhimento emocional de Câncer.

Uma ótima analogia é o bardo medieval. Um artista e trovador que passava de aldeia em aldeia, contando estórias, recitando poemas e canções. Narrava batalhas e feitos épicos; trazia consigo notícias e novidades. Um fato virava um verso, uma vitória na guerra uma canção; era a arte de manipular palavras à serviço da emoção.

mary

A babá Mary Poppins representa perfeitamente este arquétipo. Utiliza da arte e da magia para encantar e cativar pessoas. Uma figura acolhedora, capaz de gerar profundas transformações em uma família.

[RAINHA DE PAUS] (FOGO) – Transição do signo de Peixes para Áries.

A Rainha espiritual; representa o equilíbrio tênue entre a paz espiritual e o ímpeto pela ação. Simboliza as batalhas internas; o controle da mente emocional e do corpo. É o vigor espiritual, a força de vontade e a liderança motivacional.

É o balanço entre a meditação e a ação física, a calma e o ímpeto. Consegue aliar a espiritualidade e a introspecção de Peixes com a explosão e a impulsividade de Áries.

shifu

As artes marciais exemplificam muito bem essa energia. Pai Mei, do filme Kill Bill; Sr. Miyagi, da série Karate Kid; e Mestre Shifu de Kung Fu Panda são ótimos arquétipos ilustrativos.

Personagens de aparência calma, pacífica e meditativa; mas, ao mesmo tempo, de temperamento forte, impulsivo e rigoroso. Aparentam tranquilidade, contudo são os mestres da pancadaria!

Representa também a imersão com a natureza através do esporte e da atividade física. Um ótimo exemplo é o surfista que encontra, em comunhão com o mar, a paz espiritual e a auto realização.

Compreenda mais sobre a Rainha de Copas no tópico – Guerreiro Espiritual no post Signo de Áries.

[RAINHA DE OUROS] (TERRA) – Transição do signo de Sagitário para Capricórnio.

A Rainha instrutora; a responsável por atribuir as diretrizes, normas e regras. Repassa valores como responsabilidade, ordem e disciplina. Emana uma energia de planejamento e hierarquia; conduz e instrui pessoas e organizações.

É um arquétipo que segue os procedimentos e faz tudo conforme o manual; visa doutrinar pessoas para seguir os seus próprios parâmetros e padrões. Coordena de forma rígida e firme em prol do trabalho e dos objetivos. Apresenta solidez e liderança nos assuntos e negócios materiais.

Consegue aliar o desejo de ensinar e instruir de Sagitário com a disciplina e a responsabilidade de Capricórnio.

O instrutor militar é um arquétipo excelente para elucidar essa energia. Doutrina e treina os jovens militares a seguir os regulamentos, as normas e a hierarquia de comando. Lidera pelo exemplo, repassa valores como a disciplina e a responsabilidade.

sargento

Hollywood utiliza muito desta alegoria em seus filmes. O icônico Sargento Hartman, em Nascido para Matar; Capitão Sobel, em Band of Brothers; e o comandante Leslie Sunday, em Homens de Honra são excelentes exemplos.

Aprenda mais sobre a Rainha de Ouros no tópico – Professor Disciplinador no post Signo de Sagitário.

Espero que o texto e o conteúdo tenham contribuído para aumentar a compreensão de vocês sobre as cartas das Rainhas.

Não deixe de conferir também o post Tarot – As Cartas dos Reis.

Deixem seus comentários, recados e dúvidas! Adoraria receber o retorno de vocês!

Assine nosso newsletter abaixo e receba notificações de novos posts por e-mail. Continue acompanhando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close