SIGNO DE ÁRIES – O GUERREIRO

Áries é o primeiro signo do zodíaco, portanto, representa o ímpeto inicial de qualquer processo. É o big bang; a explosão e a expansão dos limites; a quebra das barreiras e dos paradigmas. A reação exotérmica; a fissão nuclear capaz de destruir como uma bomba ou de fornecer energia elétrica para milhares de pessoas.

Energia cinética, movimento e atitude. É a impulsividade frente às adversidades; o fogo primordial que brota nas mentes humanas e que nos conduz à conquista dos nossos sonhos. Simboliza a transição do pensamento e da ideia para a ação propriamente dita.

Constitui o espírito aguerrido das narrativas humanas, o impulso que leva ao combate e à luta pelos nossos ideais e objetivos. O catalisador de processos, a força reativa, o transformador de desejos mentais em ação física. A força motriz que impulsiona o herói à aventura!

Representa a força do aríete, a máquina de guerra, normalmente ornada com a cabeça de um carneiro, utilizada para derrubar as muralhas ou as portas das cidades sitiadas.

(Leia também sobre os signos de GêmeosAquário, Libra e Touro)

Para fins didáticos dividi o signo de áries em categorias. Todos os arianos, sem exceção, pertencem à categoria Guerreiro Intrépido. Quanto mais próximo do signo de peixes o ariano estiver, mais semelhante ao Guerreiro Espiritual, e quanto mais próximo de touro mais semelhante ao Guerreiro Conquistador.

[O GUERREIRO INTRÉPIDO] – usa o corpo como ferramenta motriz para atingir os seus objetivos através da coragem.

O termo guerreiro não necessariamente possui um significado bélico; remete, também, à gana pela vitória. Expressão, inclusive, muito utilizada nos esportes – “time de guerreiros!”

O esporte é uma perfeita válvula de escape para a canalização desta energia. A expressão corporal e a liderança motivacional promovem um enorme potencial atlético aos arianos.

O capitão de uma equipe esportiva é um excelente arquétipo para exemplificar o signo – não necessariamente é o melhor ou o mais habilidoso jogador, mas é aquele que impulsiona continuamente os demais em busca da vitória.

 A conquista esportiva através da superação motivacional é uma narrativa muito comum em roteiros cinematográficos hollywoodianos; inclusive é um dos temas principais da tradicional Sessão da Tarde.

Os guerreiros intrépidos são apaixonados pela vida e por seus desafios. Lutam de forma audaz por seus propósitos, prezam e almejam a liberdade.  Expandem sempre seus horizontes, mas são sedentos por novas e contínuas motivações.

O desenho animado Mulan é totalmente permeado pelo espírito ariano. A personagem principal não se enquadra no status quo feminino vigente em sua sociedade. A energia latente e a agitação presentes em seu espírito são incompatíveis com o modelo comportamental exigido das mulheres. Mulan, em um ato impulsivo e audaz, corta o cabelo, se veste como homem e assume o lugar do seu pai no exército chinês. Na guerra contra os hunos sua verdadeira personalidade eclode e a conduz à glória!

mulanFonte: wallpapercave.com

O padrinho de Harry Potter, é outro excelente exemplo. Sirius Black é uma contínua fonte de inspiração e motivação para o garoto. Um homem sempre disposto a assumir riscos e de uma força de vontade única, capaz de conduzi-lo a, inclusive, escapar da terrível prisão de Azkaban.

“Sirius era um homem corajoso, inteligente e cheio de energia, e esses homens não costumam se contentar em ficar em casa escondidos enquanto acreditam que os outros estão em perigo” – Professor Dumbledore

Jasão e os Argonautas é o mito grego que perfeitamente se encaixa no signo de áries. A busca pelo Velocino de Ouro (a lã de um carneiro mágico) conduz o grupo de heróis a uma jornada épica. Jasão, como o típico capitão esportivo, recruta dezenas de heróis gregos para embarcar na nau Argos. Cada tripulante possui uma habilidade específica e assim formam um time imbatível. Orfeu, Hércules, Heitor e Teseu são alguns dos mitológicos marujos; o time também inclui a heroína Atalanta, que embarcou, às escondidas, vestida como homem (qualquer semelhança com Mulan não é mera coincidência!).

O signo é regido pelo planeta Marte; e por consequência está diretamente relacionado aos arquétipos dos Deuses da Guerra e suas carruagens de combate. Veículos locomotores são símbolos de força motriz, portanto, comuns em narrativas arianas. O navio Argo é a embarcação utilizada por Jasão e seus heróis. Sirius possuía uma motocicleta voadora, fugiu de Hogwarts montado em um hipogrifo e presenteou o afilhado com a vassoura a mais rápida do mundo.

A Millenium Falcon estabelece a mesma relação na narrativa Star Wars, veja mais em: Kabbalah – Star Wars e Geburah

[O GUERREIRO ESPIRITUAL] (transição de Peixes para Áries) – O ímpeto de luta pelos nossos sonhos mais internos.

“O Bom Combate é aquele que é travado em nome dos nossos sonhos; foi transportado dos campos de batalha para dentro de nós mesmos” – Paulo Coelho

É a explosão energética de áries com a influência espiritual de peixes, se caracteriza pela atividade física com profundos aspectos filosóficos.

Um ótimo exemplo são as artes marciais orientais. O monge shaolin, por exemplo,  deve se submeter a um treinamento extenuante, com práticas de meditação e severos exercícios de kung fu. São indivíduos com o total controle da mente e do corpo. Resistência física e estrutura mental sólida são os propósitos de uma vida dedicada ao zen budismo e à elevação espiritual. Monges shaolins, através do domínio mental e do autocontrole, são capazes de feitos corporais que literalmente beiram o inimaginável.

O Sr. Miyagi, da série Karate Kid, é um sereno e gentil cultivador de bonsais, humilde e pacífico, mas ao mesmo tempo é Mestre de karatê e veterano condecorado da Segunda Guerra Mundial. Outro bom exemplo da dualidade desta energia.

A cúspide entre áries e peixes é a energia do surfista que alcança o equilíbrio espiritual no fluir das ondas do mar, o alpinista que se entrega à montanha, o atleta outdoor que encontra na imersão com a natureza a força motriz para a superação e paz mental.

Manifesta-se como o entusiasmo e a motivação que brotam nos atletas que estão à beira do colapso físico e que não desistem frente às adversidades.

A Rainha de Paus é a representação simbólica no tarot para este vigor espiritual.

[O GUERREIRO CONQUISTADOR] (transição de Áries para Touro) – é o ímpeto do líder empreendedor; aquele que compreende a responsabilidade por trás da vitória.

É o guerreiro que, através da liderança motivacional, colhe os frutos do seu esforço. Na mitologia a busca culmina em um ganho material; pode ser um objeto, o trono ou até mesmo um território conquistado. O triunfo ou a façanha precisa ser gerida e administrada; necessita de comando e comprometimento.

O futebol americano ilustra muito bem esta cúspide. Um esporte aguerrido e de muito contato físico, onde a batalha por jardas é um equilíbrio dinâmico entre conquista e defesa de território. Um jogo estratégico onde cada jogador possui uma habilidade e um biotipo específico. O time funciona como uma caixa de ferramentas, onde cada componente é distinto e complementar; peças em um tabuleiro de xadrez, argonautas liderados pelo quarterback Jasão.

Empreendedores possuem a gana e força de vontade desta energia, rompem barreiras e adversidades, transformam suas ideias em ação e dedicação. Segundo Maquiavel, empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.

ThorFonte: wallpapercave.com

A versão cinematográfica de Thor, dos quadrinhos Marvel, é um ótimo arquétipo para essa energia. Inicialmente ele é banido de Asgard por sua impulsividade e inconsequência. O herói passa por uma jornada na Terra para se provar digno de herdar o trono e de empunhar novamente seu martelo mágico Mjolmir. Thor se torna é um defensor comprometido e responsável, a força reativa em prol da proteção territorial.

O Valete de Ouros é a representação simbólica no tarot para esta força conquistadora.

Áries é força que está presente nos nossos corações, a energia que nos impulsiona na conquista do nossos desejos e objetivos! Os mitos, tradicionais e modernos, com narrativa ariana são inspirações e exemplos para retomarmos esse espírito e exercermos a nossa Verdadeira Vontade!

Não deixe de conferir os posts sobre os signos de Leão, Sagitário e Touro.

Gostou do post? Deixe seu comentário, participe!

Assine abaixo nossa newsletter e receba notificações de novos posts por e-mail.

10 comentários em “SIGNO DE ÁRIES – O GUERREIRO

  1. Mateus Magrelo junho 8, 2018 — 3:52 pm

    Eu como representante do “Guerreiro Espiritual”, sempre me identifiquei com todo tipo de arte e cultura mística oriental (bons temas para futuros textos, não!?). Apaixonado por cinema, gosto de fazer reflexões entre ficção e realidade trazendo todos esses temas abordados, onde a dualidade, também citada no texto, possui forte presença em personagens notórios e sempre admirados por mim. Buscando o tão sonhado equilíbrio pessoal e AINDA longe de ser um mestre Miyagi, sigo sempre lutando como bom Ariano que sou afim de trilhar caminhos que me levam a momentos felizes. Adorei o blog. o texto e sobretudo as referências. Continue colocando para fora toda essa imensidão de conhecimento que você possui!
    Forte abraço, amigo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Mateus, muito obrigado pelo apoio e incentivo! Que bom que você se identificou tanto com os arquétipos. Continue acompanhando o blog. Recomende aos amigos!Saudades e um grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close