KABBALAH – STAR WARS E GEBURAH

Han Solo e Chewbacca são representantes modernos do arquétipo mitológico dos Deuses da Guerra. Juntos eles são a força motriz, a luta, o deslocamento e a assertividade da narrativa Star Wars. Na kabbalah tais características estão diretamente relacionadas com a esfera de Geburah; na astrologia representam o planeta Marte. Inúmeras civilizações, e suas respectivas religiões, criaram e propagaram lendas para personificar esta energia em divindades bélicas.

Han possui o aspecto mais mental e estratégico desta energia, enquanto Chewie é a força bruta, a ira e a intempestividade. Esta dualidade é muito bem representada pelos deuses gregos. Ares é o imprevisível, incivilizado, o aspecto mais violento do combate; Atenas é a astúcia, a estratégia e a assertividade no conflito.

É comum aos Deuses da Guerra a posse de veículos locomotores, símbolos para a relação força e movimento. Ares tem uma biga de batalha, a carruagem de Thor é puxada por um par de bodes. Han Solo e seu copiloto não seriam nada sem a Millenium Falcon. A nave é a força motriz da narrativa; uma personagem icônica de toda a saga.

Na batalha da Estrela da Morte é a Millenium Falcon que inesperadamente surge, destrói os inimigos e libera a passagem para que Luke realize o tiro certeiro. Qualquer semelhança com Ogum, o orixá que abre os caminhos, não é mera coincidência.

“Eu andarei vestido e armado com as armas de Jorge para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e que nem em pensamentos eles possam me fazer mal.”

Convenhamos; a oração de São Jorge é praticamente uma ode aos pilotos da lata velha mais rápida da galáxia! Um poema, mais do que justo, para quem, contra todas as estatísticas, escapou de uma frota de Star Destroyers através de um cinturão de asteroides!

Millenium FalconFonte: wallpaperscave.com

Han é um típico filho de Ogum – um líder nato, honrado, valente e corajoso. Possui um viés encrenqueiro e briguento. Não se fixa em um lugar só e preza por sua liberdade. Não se prende aos valores morais da sociedade e costuma viver sua própria lei! Um cafajeste conquistador, atraente e sedutor, que quando ama se entrega de corpo e alma.

Chewbacca é um Wookie, uma raça conhecida por acessos de raiva incontroláveis (berseker rage). Na mitologia Tupi acreditava-se que os guerreiros eram tomados por uma fúria de combate quando incorporados pelo espírito Abaçaí, uma força elemental das florestas.

 “A ira é o mau uso da energia agressiva de Marte. Ao invés de direcioná-la para a Vontade, realização de projetos, sexo ou para os esportes, a pessoa canaliza esse excesso para a destruição” – Marcelo Del Debbio.

O vigor relacionado aos deuses da Guerra não necessariamente é algo violento ou bélico. O controle e o manejo adequado desta energia é o que nos permite executar a nossa Vontade. É o estado de consciência onde ocorre o impulso cinético, a força capaz de alterar a inércia das nossas vidas. O arquétipo mitológico do Deus Guerreiro é só mais um símbolo que visa decodificar este estado de consciência.

“A função primária da mitologia sempre foi a de fornecer símbolos que levam o espírito humano a avançar, opondo-se àquelas outras, constantes, fantasias que tendem a levá-lo para trás.” – Joseph Campbell

George Lucas foi amigo pessoal de Campbell. Toda a construção da narrativa Guerra nas Estrelas teve uma enorme influência da brilhante obra do escritor e mitologista. O fenômeno Star Wars é uma consequência da carência de mitos na sociedade moderna. Todo o sucesso, mais do que merecido, da franquia se apoia na necessidade de narrativas mitológicas como auxílio espiritual.

Que a Força esteja com vocês!

Um comentário em “KABBALAH – STAR WARS E GEBURAH

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close