fbpx

SIGNO DE SAGITÁRIO – O PROFESSOR

As narrativas humanas são dependentes de figuras arquetipais. As mitologias, lendas, filmes e romances sempre as utilizaram. É uma ferramenta para acessar nosso subconsciente e, por consequência, atingir nossa compreensão e identificação com a história.

A astrologia é uma decodificação destes símbolos. Cada signo zodiacal é uma alusão à um aspecto da psique humana. O ensino, o aprendizado, a cátedra, a instrução e a docência são simbolicamente representadas pelo signo de Sagitário.

O signo faz referência à Quíron, o centauro, professor e instrutor dos heróis mitológicos gregos. Lendas e histórias são sempre permeadas por essas figuras sábias, que guiam e orientam o protagonista. Auxiliam e ensinam os heróis a explorar seus verdadeiros potenciais. Tendem a ser viajantes, aventureiros ou andarilhos; algumas vezes assumem o papel de ermitões que se refugiam em local isolado.

(Leia também os posts dos signos de Gêmeos , Aquário e Libra)

Para fins didáticos dividi o signo de sagitário em categorias. Todos os sagitarianos, sem exceção, pertencem à categoria Professor Explorador. Quanto mais próximo do signo de escorpião o sagitariano estiver, mais semelhante ao Professor Sábio, e quanto mais próximo de capricórnio mais semelhante ao Professor Disciplinador.

Compreender signos sob influência de seus vizinhos é fundamental para uma boa leitura e interpretação de um mapa astral. Quando Sagitário se encontra no primeiro decanato se assemelha ao Professor Sábio e e no terceiro decanato ao Professor Disciplinador.

[O PROFESSOR EXPLORADOR] – Dr. Henry Jones Jr., mais conhecido como Indiana Jones, é um excelente arquétipo para exemplificar o signo de Sagitário. Indy é um professor universitário. Um arqueólogo catedrático, profundo conhecedor de antigas civilizações e especialista em artefatos místicos. Ao mesmo tempo, vive uma vida de intensas aventuras, onde é um destemido explorador que corre o mundo atrás de relíquias religiosas.

A série de animação Duck Tales – Os Caçadores de Aventuras também é um excelente exemplo desta energia (se você, como eu, foi fã do desenho, provavelmente já está cantarolando o tema de abertura). Tio Patinhas e seus amigos viajam o mundo todo em busca das mais variadas aventuras. Procuram tesouros lendários e relíquias sagradas, conhecem e exploram diferentes culturas, povos e civilizações.

Podemos estabelecer, mesmo que no sentido metafórico, que todo docente é um explorador. Professores dedicam suas vidas a aprender e a absorver conhecimentos; mergulham em livros, teses e dissertações. Pesquisam e investigam o mundo e seus saberes. Visam conhecer e entender o objeto de seu interesse, se tornando cada vez mais especialistas em seus respectivos temas.

Todo momento de introspecção e de aprendizado é sucedido de um outro de expansão e ensinamento. Cabe ao professor iluminar a mente de seus discípulos, propagar o conhecimento adquirido. As dúvidas e perguntas de seus alunos proporcionam mais momentos de exploração, um ciclo de eterno e constante aprendizado.

[PROFESSOR SÁBIO] (Sagitário com influências de Escorpião) primeiro decanato de Sagitário – Líderes natos e poderosos, modelos a serem seguidos. Sua presença inspira confiança, autoridade e respeito. Na astrologia Sagitário é regido pelo planeta Júpiter; logo, está diretamente relacionado ao arquétipo do Velho Sábio; aquele que auxilia e instrui o Herói através da Jornada.

Gandalf, e Dumbledore são exemplos clássicos deste símbolo; são aqueles instrutores que se sacrificam em prol do conhecimento e do aprendizado para se tornarem mestres ainda melhores.

Uma passagem que ilustra esta energia é Gandalf, o cinzento, enfrentando o Balrog na ponte de Khazad-dum nas minas de Moria. O mago se sacrifica para salvar o restante da Sociedade do Anel; cai no abismo, mergulha no escuro e trava uma batalha épica com o adversário. A luta de Gandalf vai do fundo do poço ao pico mais alto; ao final, após derrotar o demônio ele morre e renasce como Gandalf, o branco (level up!).

balrog

A jornada do mago é uma metáfora para aqueles que buscam aprimoramento através do enfrentamento de seus monstros e demônios pessoais. Ao mesmo tempo, demonstra o processo no qual aprimoramos nossos saberes acadêmicos mergulhando nos estudos e renascendo para um novo patamar, um novo título.

Quem já passou por um processo de Mestrado ou Doutorado sabe exatamente do que estou falando. Neste momento o estudante sacrifica a vida pessoal, o convívio com amigos e familiares em prol de sua carreira acadêmica. Uma jornada que perpassa pelo fundo “das cavernas de Moria” visando alcançar o topo da montanha; enfrentando, enfim uma defesa e uma banca examinadora (o Balrog de Morgoth!). Cabe ao vencedor o upgrade, o título de Mestre ou Doutor.

Dumbledore também precisou se sacrificar bebendo da poção amaldiçoada afim de obter o Medalhão de Salazar Sonserina; sem mencionar, é claro, seu sacrifício final pelas mãos de Severo Snape.

Yoda é o professor ermitão, aquele que se refugia por penitência ou sacrifício. Vive em um local isolado, ermo e em meio à natureza; cabe ao Herói ir à busca do mestre para completar seu treinamento.

No tarot, o Rei de Paus corresponde diretamente ao arquétipo do Professor Sábio; além disso, podemos indiretamente atribuir às narrativas mitológicas, inerentes a este símbolo, as influências das cartas do Eremita, do Diabo e da Morte.

O signo do Professor Sábio é de uma riqueza mitológica absurda, pretendo abordá-lo novamente em posts futuros.

(Leia também os posts sobre Virgem, Capricórnio e Touro)

[PROFESSOR DISCIPLINADOR] (Sagitário com influências de Capricórnio) terceiro decanato de Sagitário – É fácil entendermos esta categoria através da figura do Diretor Escolar. É o supervisor pedagógico do processo de aprendizado, o responsável por atribuir as diretrizes, normas e regras educacionais. Cabe a ele, o papel de coordenar os demais professores, gerir a instituição e determinar o planejamento letivo.

Apesar de Dumbledore, novamente, se encaixar neste arquétipo, prefiro atribuir a Dolores Umbridge esta incumbência. Concordo que poderia citar um exemplo menos carrasco, mas ela é didaticamente perfeita para o cargo!

Outro ótimo exemplo é o Chefe dos Escoteiros; o responsável por repassar aos jovens os valores como responsabilidade, presteza e o respeito. O escotismo é um projeto educacional com uma carga de militarização, ordem e disciplina. Uma proposta de desenvolvimento que faz como que o jovem assuma o seu próprio crescimento.

O escotismo, provavelmente, foi uma fonte de inspiração para o campo de treinamento da série Percy Jackson e os Olimpianos. O quartel é uma escola de treinamento militar para semideuses, cujo diretor é o próprio Centauro Quíron!

Na vida cotidiana de uma escola, professores de educação física também tendem a assumir essa energia. O treinamento esportivo requer valores como a disciplina, o respeito e a responsabilidade pessoal. Recomendo o filme Coach Carter, estrelado por Samuel L. Jackson para ilustrar o meu exemplo.

A carta da Rainha de Ouros (Tarot) define muito bem o arquétipo do Professor Disciplinador.

Existem várias formas deste arquétipo Sagitariano se manifestar. Um executivo graduado que diariamente instrui e orienta estagiários e trainees não deixa de ser um professor sábio; enquanto um gerente que coordena, planeja e instruiu em uma empresa de prestação de serviços é um professor disciplinador.

Gostou do post? Então não deixe de conferir os posts sobre os signos de LeãoÁries e Escorpião.

*Dedico este post à minha esposa, que sempre compreende meu processo de introspecção para escrever no blog. Obrigado amor! 

17 comentários em “SIGNO DE SAGITÁRIO – O PROFESSOR

  1. Carla Viana Coscarelli maio 1, 2018 — 1:45 pm

    Adorei o texto, as explicações e as conexões com personagens literárias e do cinema. Você articulou lindamente a tradição e a modernidade, a mitologia grega e nossa vida contemporânea. Parabéns! Vou continuar te acompanhando!

    1. Olá Carla muito obrigado! Os mitos são sempre os mesmos, só trocam as personagens e a cultura da narrativa. É o Monomito descrito por Joseph Campbell; as lendas do Herói de Mil Faces. Continue acompanhando!

  2. Bernardo Gomes de Abreu junho 11, 2018 — 2:44 pm

    Prezados,

    Parabéns pelo post. Muito bem escrito.

    Abraços

    1. Obrigado Bernardo! Continue acompanhando nossas postagens!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close