SIGNO DE LEÃO – O HERÓI

A astrologia é uma forma extraordinária de acessar e trabalhar nosso subconsciente. Constitui uma brilhante ferramenta para criar e propagar mitos, lendas e narrativas. Uma história capaz de entrar em nossas construções mentais, com certeza, perpetuará através do tempo. O arquétipo é chave deste mecanismo, e o herói arquetipal é imprescindível para qualquer boa história.

O signo de Leão é o que melhor representa esse símbolo. Desde tempos imemoriáveis o herói leonino é o principal protagonista das lendas da humanidade. Para exemplificá-lo poderia citar mitos gregos, celtas, indianos, hebreus e cristãos; mas preferi utilizar narrativas atuais, típicas da cultura pop.

(Leia também os posts dos signos de GêmeosTouro, Áries)

Para fins didáticos dividi o signo de leão em categorias. Todos os protagonistas, sem exceção, pertencem à categoria Herói Solar. Quanto mais próximo do signo de câncer o leonino estiver, mais semelhante ao Herói Caridoso, e quanto mais próximo de virgem mais semelhante ao Herói Engenhoso. No centro da energia leonina reside o arquétipo do Herói Pessoal.

[O HERÓI SOLAR] – Nesta energia residem os arquétipos que perpassam pela Jornada do Herói. O personagem chave do enredo tem poderes natos, oriundos de uma fonte mágica/sobrenatural, ou utiliza de atributos mentais e recursos materiais para exercer seus atos heroicos. No início de sua trajetória ele desconhece seus potenciais e normalmente vive em mundo isolado e medíocre. Luke Skywalker, em Tatooine, é um fazendeiro frustrado vivendo com seus tios; Harry Potter (também com seus tios) vive no armário embaixo da escada. Em algum momento eles trilham uma aventura iniciática e se tornam heróis predestinados a salvar os seus respectivos universos.

O mesmo acontece com Kal-El, um ordinário bebê de Krypton, que sai de seu mundo para viver uma vida heroica como Super-Homem no planeta Terra. Seus poderes são oriundos do Sol, não atoa, o regente do signo de Leão. Kal-El fora adotado pela família Kent que o encontram órfão em sua nave. Neste momento você deve estar se perguntando: outra adoção? Sim! Isto é muito comum nas narrativas de heróis solares; o mesmo ocorre com Krishna, Moisés e até mesmo com Jesus!

O Super-Homem é o protetor da Terra, seus superpoderes são afetados apenas por fragmentos geológicos de seu planeta natal. A kryptonita é a lembrança de seu passado comum e ordinário. Kal-El inclusive usa desta prerrogativa em seu alter ego; volta, sob disfarce, à mediocridade sendo o patético Clark Kent.

Muitas vezes a mensagem do herói leonino é tão óbvia, que a própria data de nascimento fica evidenciada. É o caso do Harry Potter, nascido em 31 de julho, cujo aniversário é sempre parte integrante do enredo da saga. Outro exemplo atual é Wade Watts, nascido em 12 de agosto, herói do filme (recém lançado) Jogador Número 1. Que por “coincidência” também é criado por uma tia adotiva (se você ainda não assistiu esse filme recomendo que vá logo para o cinema, uma das maiores e melhores narrativas da Jornada do Herói)

[O HERÓI CARIDOSO] (transição de Câncer para Leão) – Um ótimo exemplo é o Capitão América, cujo poder é oriundo de duas fontes. A primeira é, simplesmente, ser o Steve Rogers; um homem puro, afetuoso, íntegro e de coração caridoso (Câncer). A segunda fonte provém dele ser um humano geneticamente modificado. O fato dele possuir características sobre-humanas lhe permitiu ascender ao status de herói (Leão), e assim, exercer sua Verdadeira Vontade – defender e lutar contra as injustiças e os opressores. Sem as características leoninas ele é apenas um jovem franzino e idealista do Brooklyn. A arma utilizada por Rogers, o escudo, é mais um símbolo de sua origem canceriana – protetora e acolhedora. A interseção entre as energias de câncer e leão faz de Steve o protetor dos fracos e oprimidos, o defensor de causas e idealismos, o paladino dos valores Norte Americanos. O Capitão América é um perfeito arquétipo do Valete de Paus – Tarot. A Mulher Maravilha é uma outra heroína clássica desta categoria.

capitão América.jpg

[O HERÓI ENGENHOSO] (transição de Leão para Virgem) – Como exemplo, escolhi o Homem de Ferro. Algumas pessoas são brilhantes porque simplesmente nasceram assim. É o caso de Tony Stark; e ele sabe disto! Seu típico ego inflado leonino o impulsiona a atos de puro heroísmo. Seus “superpoderes” são oriundos de sua engenhosidade, trabalho e constante busca pela perfeição. A armadura e a tecnologia da Stark Industries são simplesmente obras de arte virginianas, aprimoradas, constantemente, pelo seu criador. O Homem de Ferro é o arquétipo perfeito do Rei de Ouros (tarot) – um bussines man que, apesar de bon vivant, não foge da responsabilidade e usa seus recursos materiais para prover o bem comum. O Batman, com suas devidas diferenças, é outro excelente exemplo para essa categoria.

homem de ferro.jpg

[HERÓI PESSOAL] Ocorre quando a trajetória heroica passa por um processo de auto provação. Normalmente o protagonista deseja ou almeja ser reconhecido como digno de um cargo ou status. É uma jornada de amadurecimento, evolução e auto-lapidação; a metáfora clássica do trabalho iniciático. Héracles ou Hércules e seus doze trabalhos é um excelente exemplo. Todo leonino é um embrião de Hércules, é a alegoria do homem autêntico, auto realizado, em busca de sua Verdadeira Vontade.

Se seu signo solar é Leão, talvez você deve estar se perguntando: Eu também nasci para ser herói? Minha resposta é: Sim! Levanta desta cadeira e vá exercer sua Verdadeira Vontade; seja o herói da sua própria vida! Enfrente seus anseios, medos e inseguranças; você não nasceu para a mediocridade, vá brilhar!

Leia também os posts sobre os signos de Sagitário, Libra e Aquário.

Não deixe de comentar; participe, pergunte! Assine nossa newsletter e receba notificações sobre novos posts no blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close