TAROT – OS CÓDIGOS DA NARRATIVA

O Tarot é uma forma simbólica e arquetípica de representar aspectos imaginários mentes humanas. As cartas compõem um conjunto de alegorias que demonstram e ilustram o funcionamento do processo narrativo e criativo.

O organograma cabalístico é um mapa mental, já o baralho de tarô é a decodificação simbólica da estrutura narrativa. Dois prismas complementares de um mesmo todo.

O baralho de tarot é composto por 78 lâminas ou cartas; estas, constituem uma maneira complementar e homóloga de demonstrar, com riqueza simbólica, o organograma da árvore da vida.

Utilizando-se das cartas do Tarot é possível criar, demonstrar e exemplificar qualquer história que faça sentido à psique humana. Com apenas 78 representações simbólicas decodifica-se toda a complexidade infinita da nossa imaginação!

Uma tirada de cartas funciona como um gerador aleatório de contos verossímeis. O tarot utiliza, com perfeição, os nossos códigos cognitivos para criar enredos através de símbolos e arquétipos.

Cada lâmina contém, em si, a chave para acessar processos que emergem em nossas mentes quando narramos ou ouvimos histórias. Cartas tiradas em sequência são capazes de gerar tramas lógicas e familiares com início, meio e fim.

Isto faz do tarô um oráculo muito rico e uma ferramenta de autoconhecimento extraordinária!

As 22 cartas dos Arcanos Maiores representam aspectos mais amplos, abstratos e cosmológicos; tais como: o início, o controle, a escolha, a busca, a justiça, o desafio, etc.

As 40 lâminas dos Arcanos Menores (as cartas de 1 até o Ás) retratam virtudes, fraquezas, desafios e enredos antropológicos: a luxúria, o fracasso, o poder, o trabalho, a corrupção, etc.

Os 16 Arcanos de Corte e suas respectivas cartas reproduzem os arquétipos e personagens envolvidos nas narrativas.  São eles o Rei, a Rainha, o Cavaleiro e a Princesa.

A compreensão dos símbolos e arquétipos do tarô é uma valiosa ferramenta para o conhecimento de si próprio. O baralho permite a decodificação das histórias que contamos para nós mesmos; é um mecanismo para o entendimento dos nossos processos mentais. Constitui um verdadeiro mergulho no subconsciente da mente humana.

Gostou do post? Não deixe de conferir também nossos textos sobre Astrologia.

Deixe seus comentários, participe! Curta a postagem, compartilhe com os amigos e nos siga nas redes sociais.

Assine nosso newsletter, logo abaixo, e receba notificações de novos posts por e-mail. Acompanhe de perto nosso blog!

2 comentários em “TAROT – OS CÓDIGOS DA NARRATIVA

  1. Gostei imensamente de seus esclarecimentos. Muito interessante saber da relação do Tarot com a Cabala, nao sabia. Valeu!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Feliz em saber que você gostou Marize! Continue acompanhando! Muito obrigado!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close